Por Solange Nunes
O Auditor-Fiscal do Trabalho sergipano Antônio Corrêa Sobrinho, 66 anos, lançou em janeiro de 2026, sua nova obra Lampião em capela. O livro retrata acontecimentos passados da história de Sergipe e reúne uma coletânea de textos jornalísticos d’época. Aditado de crônicas e reportagens feitas posteriormente, sobre a passagem do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, em 1929 e 1930, na cidade sergipana de Capela, localizada na zona da mata canavieira, nas proximidades da capital sergipana, Aracaju.
Neste contexto, o autor relata “gosto de conhecer os tempos de outrora, ou seja, através do noticiário contemporâneo aos fatos, acreditando que as versões emanadas mais próximas das ocorrências merecem maior credibilidade, considerando que a verdade não é lugar fácil de se chegar, ao contrário, quanto mais distante dela, mais suas versões vão perdendo fidedignidade”.
Segundo o autor, a obra registra um fato inédito que é a entrada do bandoleiro e seus asseclas no burgo capelense, que foi a detenção, pelos cangaceiros, do telegrafista e jornalista Zózimo Lima, que chefiava os Correios na cidade de Capela e ao mesmo tempo escrevia como correspondente para o jornal Correio de Aracaju. “Zózimo Lima vivenciou e escreveu sobre essa história, considerado um dos mais sensacionais da história do cangaço, como, ‘Sebrão Sobrinho nas Crônicas de Zózimo Lima’”.
Para saber mais dessa história adquira o e-book por 7,00 reais, por meio da chave PIX 14930994500. Informar o endereço (e-mail ou WhatsApp) para envio. Outras obras, em formato de e-book, do autor Antônio Sobrinho, podem ser adquiridas pelo mesmo valor.