Por Dâmares Vaz
Edição: Nilza Murari
A Diretoria Executiva Nacional – DEN do Sinait reuniu-se nesta terça-feira, 27 de março, na sede do Sinait, em Brasília. Em pauta, os preparativos para o 3º Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Conait e o desenrolar da campanha salarial, com foco na regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade.
O presidente do Sinait, Carlos Silva, relatou aos diretores que foi eleita comissão para elaborar o regulamento do 3º Conait, durante reunião do Conselho de Delegados Sindicais – CDS, também nesta terça-feira. O comitê é formado pelos delegados sindicais Elizabeth Maroja (DF), Lucas Reis da Silva (SC) e Rodrigo Iquegami (SP), representando o Conselho, e pelos diretores Francimary Michiles (AM), Rosângela Rassy (PA) e Bob Everson (RS), pela DEN – veja mais aqui.
Carlos Silva afirmou que a Diretoria Executiva Nacional deve seguir atuante em prol do sucesso e produtividade do Conait. “O Congresso é um dos grandes momentos da nossa entidade e carreira, em que são definidas teses que balizam a atuação do Sindicato Nacional. É o momento de todos os Auditores-Fiscais do Trabalho sindicalizados discutirem o futuro”. O debate ocorre em maio, de 17 a 19, em Brasília.
O presidente também fez um resumo da atuação do Sinait pela regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade, relembrando que o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, se manifestou favoravelmente à parcela depois de intenso trabalho de convencimento da entidade – leia mais aqui. Para o dirigente, é preciso deixar claro que o reconhecimento e patamar remuneratório dos Auditores-Fiscais do Trabalho foram conseguidos mediante intensa luta sindical.
Um dos pontos tratados tanto na reunião da DEN quanto na do CDS foi a necessidade de estimular maior participação e engajamento dos Auditores-Fiscais do Trabalho na luta classista. Para a DEN, é preciso desenvolver ações para garantir o envolvimento dos integrantes da carreira, e dois representantes da Diretoria irão participar de comissão sobre o assunto, também formada na reunião do CDS. O resultado do trabalho deste grupo, com indicação de medidas, deverá ser apresentado em novembro, no 36º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho - Enafit. Ainda sobre o tema, o Conait irá abrigar uma oficina, com a participação ampla dos Auditores-Fiscais do Trabalho.
DEN e CDS fazem nesta quarta-feira, 28 de março, reunião conjunta, também em Brasília.