Na votação eletrônica das Eleições SINAIT 2026 de 8 a 14 de outubro, o link que você receberá por e-mail deverá ser acessado pela senha informada também por e-mail, no dia que antecederá o início das eleições, 7 de abril. Após votar, usando a senha única recebida, o eleitor terá que autenticar a escolha por meio de sua data de nascimento.
A votação eletrônica terá início às 9 horas do dia 8 de outubro e permanecerá aberta, ininterruptamente, até as 18 horas do dia 14 de outubro de 2026, considerando o horário oficial de Brasília.
Voto por correspondência
Os filiados que optaram por votar por correspondência já enviaram pelos Correios a cédula recebida. Caso haja alguma dúvida sobre a entrega em tempo hábil de seu voto pelos Correios, garanta sua participação no pleito, por meio do voto eletrônico. Neste caso, apenas o voto on-line será válido.
O voto por correspondência só terá validade se chegar à Comissão Eleitoral até as 18 horas do dia 14 de outubro de 2026, no horário de Brasília. Os votos recebidos após esse prazo não serão contabilizados, conforme as regras do Regimento Eleitoral.
Candidatos
Nas eleições, os filiados escolherão os candidatos integrantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN), do Conselho Fiscal Nacional (CFN), das Diretorias Executivas Locais (DELs) e dos Conselhos Fiscais Locais (CFLs). O processo definirá os representantes que estarão à frente do Sindicato e das Delegacias Sindicais no triênio 2026/2029.
Para a votação do Conselho Fiscal Nacional (CFN) e dos Conselhos Fiscais Locais (CFLs), o filiado poderá votar em até três candidatos, para a composição nacional, e até três para os conselhos regionais.
Concorre para o triênio 2026/2029 à Diretoria Executiva Nacional a Chapa “Valorização e Luta”, que tem como candidato a presidente o AFT Anísio Barcelos da Silva (GO) e a vice-presidente Bob Machado (RS). A íntegra da chapa pode ser consultada aqui.
Para as três vagas do Conselho Fiscal Nacional, foram registrados quatro candidatos: Alex Myller Duarte Lima (PI), Cláudia Márcia de Sousa Ribeiro (PE), Marinilda Verçosa Amorim (AL) e Paulo Cesar Lima (PI).
A relação completa dos candidatos inscritos está disponível na área restrita do site do SINAIT, na aba Eleições, na Ata de Encerramento das Inscrições para as eleições do SINAIT – triênio 2026/2029.