Na segunda reunião do Conselho de Delegados Sindicais do Sinait a pauta destaca a realização do 3º Congresso da categoria
Por Andrea Bochi
Edição: Nilza Murari
O Conselho de Delegados Sindicais – CDS do Sinait deu início às discussões da pauta proposta para esta terça e quarta-feiras, 27 e 28 de março, elegendo membros da Comissão que irá elaborar o Regulamento do 3º Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Conait, que será realizado de 17 a 19 de maio, em Brasília. A reunião foi coordenada pela presidente do CDS, Olga Valle Machado, e pelo presidente do Sinait, Carlos Silva.
Os Delegados Sindicais, que se reúnem extraordinariamente, discutiram ainda a criação de uma Comissão responsável por desenvolver estudos e buscar estratégias para fomentar a participação dos Auditores-Fiscais do Trabalho no movimento sindical da categoria. Para o CDS, é importantíssimo o envolvimento de todos nas questões da categoria com a apresentação de sugestões e participação ativa na defesa da carreira.
Carlos Silva reforçou a necessidade de a categoria estar ciente e reconhecer todos os avanços da carreira, conquistados com uma luta que não tem fim e que precisa da efetiva participação de todos, sem exceção. “Ativos, aposentados, os mais novos na carreira e aqueles que ocupam cargos de chefia, todos são beneficiados pela atuação do Sindicato Nacional. Então, porque apenas alguns contribuem com a luta?”, questionou. Segundo o presidente, o Sinait é reconhecido e construiu uma imagem de destaque dentre as demais entidades de nível nacional porque a sua luta não é apenas corporativa.
A Comissão eleita para elaborar o regulamento do III Conait será formada por Elizabeth Maroja (DF), Lucas Reis da Silva (SC) e Rodrigo Iquegami (SP), representando o CDS; Francimary Michiles (AM), Rosângela Rassy (PA) e Bob Everson (RS) como representantes da Diretoria Executiva Nacional do Sinait - DEN.
Para integrar a outra Comissão, que irá se debruçar sobre a relevante questão de fortalecer e estimular a participação de todos os Auditores-Fiscais do Trabalho na constante luta pela valorização e reconhecimento da categoria, foram eleitos: Julie Santos (MG), Mônica Duailibe (MA) e Valdiney Arruda (MT). Serão indicados dois representantes da DEN para participar desta comissão.
Para Valdiney Arruda, o resultado deste trabalho poderá fazer parte da programação do 36º Enafit, uma vez que Auditores-Fiscais de todo o país estarão reunidos em Cuiabá (MT), de 18 a 23 de novembro.