Por Nilza Murari
Fiscalização realizada no Porto de Mucuripe, em Fortaleza (CE), resultou em melhorias para os trabalhadores, segundo informa o Auditor-Fiscal do Trabalho Franklim Rabêlo, que participou da ação realizada pela Coordenação Regional de Inspeção do Trabalho Portuário e Aquaviário da SRT-CE/Segur.
A empresa VMI Sistemas de Segurança Ltda passa por fiscalização desde o ano passado. Ela é prestadora de serviço do Porto de Mucuripe, operando o scanner. Os Auditores-Fiscais do Trabalho constataram que os Programas de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA e de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO estavam em dia, com atestados de saúde ocupacional e monitoramento da radiação. Entretanto, os trabalhadores não dispunham de banheiros no local de trabalho. Utilizavam os banheiros destinados aos trabalhadores avulsos, que são escalados para o trabalho portuário.
Após reunião dos Auditores-Fiscais com a autoridade portuária – Companhia das Docas do Ceará –, foi providenciado contêiner adaptado com banheiros para os empregados, com separação por sexo, pois há muitas mulheres trabalhando no local.