Por Andrea Bochi
Edição: Nilza Murari
Em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, o presidente do Sinait, Carlos Silva, disse que a Inspeção do Trabalho vive o pior quadro dos últimos tempos. Segundo ele, há um ataque deliberado do governo contra essa fiscalização. “Já tivemos nove grupos Especiais de Fiscalização Móvel, hoje são apenas quatro”, informou ele.
O destaque na reportagem que foi ao ar na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, foi a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, da Portaria 1129/17, que está em evidência em toda a mídia nacional desde o dia 16, quando foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a reportagem, a portaria foi criticada por organismos internacionais.
A matéria mostrou imagens de operação de fiscalização no município de Corumbá (MS), onde foram resgatados nove trabalhadores de condições análogas à de escravo, situação que não seria considerada condição que caracteriza o trabalho escravo, caso a portaria estivesse em vigor. Por outro lado, foi destacada a falta de recursos para a realização de ações.
A determinação da divulgação da Lista Suja, em decisão da justiça nesta terça-feira, 24, também foi citada na matéria. Houve, ainda, comentário da jornalista Miriam Leitão sobre o assunto trabalho escravo.
Assista nos links abaixo as matérias do Bom Dia Brasil.