Bom Dia Brasil - Presidente do Sinait diz que a fiscalização do trabalho sofre desmonte articulado


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
25/10/2017



Por Andrea Bochi


Edição: Nilza Murari


Em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, o presidente do Sinait, Carlos Silva, disse que a Inspeção do Trabalho vive o pior quadro dos últimos tempos. Segundo ele, há um ataque deliberado do governo contra essa fiscalização. “Já tivemos nove grupos Especiais de Fiscalização Móvel, hoje são apenas quatro”, informou ele.


O destaque na reportagem que foi ao ar na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, foi a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, da Portaria 1129/17, que está em evidência em toda a mídia nacional desde o dia 16, quando foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a reportagem, a portaria foi criticada por organismos internacionais.


A matéria mostrou imagens de operação de fiscalização no município de Corumbá (MS), onde foram resgatados nove trabalhadores de condições análogas à de escravo, situação que não seria considerada condição que caracteriza o trabalho escravo, caso a portaria estivesse em vigor. Por outro lado, foi destacada a falta de recursos para a realização de ações.


A determinação da divulgação da Lista Suja, em decisão da justiça nesta terça-feira, 24, também foi citada na matéria. Houve, ainda, comentário da jornalista Miriam Leitão sobre o assunto trabalho escravo.


Assista nos links abaixo as matérias do Bom Dia Brasil.


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/stf-suspende-portaria-que-afrouxa-fiscalizacao-do-trabalho-escravo/6241783/


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/miriam-leitao-rosa-weber-evitou-retrocesso-na-acao-contra-trabalho-escravo/6241738/


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.