MS: Após caso de fã mirim, Fiscalização do Trabalho determina capacitação educativa na rede de proteção e nas escolas de Paranaíba

Criança de 8 anos levou a família a ajudá-la a recolher quase 2 toneladas de papelão em troca da oportunidade de abraçar e conversar com a cantora Ana Castela, no camarim da artista


Por: Lourdes Marinho
Edição: Solange Nunes
14/07/2025



A Inspeção do Trabalho de Mato Grosso do Sul orientou a Secretaria de Assistência Social do Município de Paranaíba, cidade da costa leste do estado, a fazer um trabalho de capacitação nas redes de proteção e de ensino locais para conscientizar a população sobre os riscos do trabalho infantil. A orientação ocorreu depois que uma criança de 8 anos levou a família a ajudá-la a recolher quase 2 toneladas de papelão em troca da oportunidade de abraçar e conversar com a cantora Ana Castela, no camarim da artista.

Ana Castela esteve em Paranaíba para se apresentar em um show de comemoração ao aniversário de 168 anos do município. Dias antes, a prefeitura havia organizado um desafio para alunos da rede municipal de ensino: quem catasse o maior peso de papelão entraria no camarim da boiadeira.

“Apesar de o objetivo da prefeitura ser o de incentivar a preservação ambiental, por meio do recolhimento dos materiais recicláveis descartados nas residências das crianças, a situação se extrapolou e, infelizmente, acabou ocorrendo este equívoco que levou ao incentivo do trabalho infantil. Por isso, adotamos essa medida de conscientização da população para evitar que crianças sejam expostas ao trabalho infantil e para evitar que situações como essa se repitam”, explica a Auditora Fiscal do Trabalho Maristela Borges de Sousa Savari. 

A Auditora Fiscal informou ainda que em setembro irá se reunir com os parceiros da rede, como Conselho Tutelar e Assistência Social, entre outros, para avaliarem o desenvolvimento das ações recomendadas pela Fiscalização do Trabalho, junto à rede de proteção do município de Parnaíba.          

A iniciativa que mobilizou crianças, adolescentes e familiares e estremeceu a cidade, gerou repúdio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que se manifestou por meio de nota. A manifestação também alerta para as mudanças climáticas, que têm intensificado a ocorrência de desastres naturais, o que aumenta o risco de trabalho infantil. 

Incêndio 

Ainda sobre o episódio, o carro que a mãe da criança usava para coletar os materiais recicláveis e ajudar a filha a realizar o sonho foi incendiado. O veículo pertencia ao irmão da mãe da garota e teve perda total. A suspeita é que a disputa pelo prêmio do desafio envolvendo a arrecadação de recicláveis possa ter motivado o incêndio.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.