Empresário é denunciado à Justiça por trabalho escravo


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
16/12/2014



O Grupo Especial de Fiscalização Móvel – GEFM resgatou 13 trabalhadores em condições análogas à escravidão em área destinada a extração de piaçava em Barcelos, no Amazonas, em abril deste ano, na fazenda do empresário Luiz Cláudio Morais Rocha. A ação fiscal resultou em denúncia do Ministério Público Federal do Amazonas – MPF/AM contra o empresário pela prática de trabalho escravo associada ao ciclo de extração da piaçava nas regiões do Alto e Médio Rio Negro (AM). A piaçava é uma palmeira amazônica da qual é retirada a matéria-prima – fibra – para fabricação de vassouras, escovões e artesanatos.


Na operação, os Auditores-Fiscais constataram que entre novembro de 2013 e abril de 2014, o empresário reduziu os 13 trabalhadores a condição análoga à de escravo por motivo de dívidas decorrentes do sistema de aviamento imposto, bem como os submetendo a jornadas exaustivas e a condições degradantes na atividade de extração e beneficiamento de fibra de piaçava de mata nativa. Veja matéria publicada em nosso site.


O relatório da fiscalização também apontou que o empresário obrigou os trabalhadores a usarem mercadorias por ele repassadas para impossibilitar o desligamento do serviço em virtude de dívida e omitiu, em documentos de Previdência Social – como folha de pagamento, Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, registro contábil ou em qualquer outro comprovante relacionado com as obrigações da empresa perante a previdência social – o nome dos trabalhadores, seus dados pessoais, a vigência do contrato de trabalho ou de prestação de serviços e sua remuneração, para evitar provas do crime.


Na denúncia, o MPF/AM pede que seja determinado ao empresário o pagamento de R$ 125.472,94. O valor será revertido aos 13 trabalhadores, como reparação pelos danos materiais causados.


Com informações da D24am.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.