Para protestar contra o sucateamento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia – SRTE/BA, Auditores-Fiscais do Trabalho e Servidores Administrativos realizaram um ato público em frente à sede do órgão nesta quinta-feira, 11 de dezembro, com a presença do ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, que foi ao Estado lançar a Carteira de Trabalho Digital. Eles cobraram providências em relação à pane no ar-condicionado do prédio e outros problemas que não foram resolvidos ao longo do ano e que causaram muitos transtornos aos servidores e aos trabalhadores. No mesmo dia, os servidores participaram do seminário “Condições de Trabalho dos Auditores-Fiscais do Trabalho no Estado da Bahia”, na Assembleia Legislativa (veja matéria).
Os principais pleitos foram apresentados ao ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, no dia 14 de novembro e reiterados pelos Auditores-Fiscais e pelos Servidores Administrativos durante a manifestação.
De acordo com a Delegacia Sindical do Sinait na Bahia – DS/BA, em novembro, o ministro prometeu a redução de jornada, com a implantação do “turnão”; a recuperação da central de ar-condicionado; a liberação de verbas para aluguel de uma sede temporária para a SRTE/BA e a construção de uma nova Superintendência no terreno onde funciona atualmente a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo – Fundacentro, no Caminho das Árvores.
As providências não foram tomadas e, por isso ao DS/BA e o Sinait continuarão cobrando do MTE as melhorias na infraestrutura da SRTE/BA e de todos os Estados brasileiros que prejudicam a atuação da Fiscalização do Trabalho.