Maior operação contra trabalho escravo em 2025 ocorre na zona rural do município de Porto Alegre do Norte, e constatou ainda um esquema de aliciamento e servidão por dívida, com fortes indícios de tráfico de pessoas
O resgate de 563 trabalhadores de condições análogas à escravidão em Porto Alegre do Norte (MT), em uma obra da TAO Construtora, repercutiu na mídia esta semana.
Iniciada em 28 de julho, a fiscalização produziu o maior resgate do ano em termos de vítimas, revelando as condições insalubres e trabalho exaustivo na construção de uma usina de etanol. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 7 agosto, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Durante a inspeção, Auditores Fiscais do Trabalho constataram que trabalhadores recrutados nas regiões Norte e Nordeste do país estavam em situação degradante, no canteiro de obras na zona rural do município.
De acordo com a fiscalização, um incêndio provocado por trabalhadores, em protesto contra as frequentes falhas no fornecimento de energia elétrica e água potável, atingiu parte dos alojamentos.
A equipe de Auditores Fiscais do Trabalho apurou que não foram emitidas Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) para todos os trabalhadores que se feriram durante o incêndio, com possível comprometimento de acesso a benefícios previdenciários e acompanhamento médico adequado.
A Inspeção do Trabalho apurou ainda um esquema de aliciamento e servidão por dívida, com fortes indícios de tráfico de pessoas. A fiscalização ainda está em curso.
Veja abaixo matérias sobre o resgate, veiculadas na mídia:
G1 - Mais de 500 trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão em canteiro de obras
UOL Notícias - Incêndio em alojamento leva ao resgate de 563 operários da escravidão no MT
Estadão Mato Grosso - Mais de 560 trabalhadores são resgatados de trabalho escravo em obra de MT
Reporter Brasil - Incêndio em alojamento leva ao resgate de 563 operários da escravidão em MT
Correio Braziliense - Mais de 560 pessoas são resgatadas em trabalho análogo à escravidão
NovaCana - Após incêndio, 563 trabalhadores de obra de usina de etanol de milho são resgatados em MT
Portal do Holanda - Mais de 500 trabalhadores são resgatados de trabalho escravo em obra em MT
Operação flagra 500 escravos em usina bilionária de 'gigante do agro' em MT - FOLHAMAX
Mais de 500 trabalhadores são resgatados de trabalho escravo em obra no MT - Terra
TV Brasil: Nota lida