01 Jul

Live da OIT Brasil: Carlos Silva defende um “novo normal” melhor que o anterior à pandemia

Publicada em: 01/07/2020

Por Lourdes Marinho
Edição: Nilza Murari
 
Confira aqui a participação do presidente do SINAIT, Carlos Silva, na live “Um futuro possível. Caminhos para a igualdade de condições e de tratamento: saídas da crise com trabalho decente”, promovida pela Organização Internacional do Trabalho – OIT Brasil nesta terça-feira, 30 de junho.   
 
O evento debateu formas de enfrentar os impactos da pandemia e saídas da crise por meio do diálogo social e da promoção da justiça social e do trabalho decente para todos, trazendo diferentes interlocutores, como artistas, lideranças sindicais e especialistas no tema.
 
Carlos disse que a pandemia quando chegou ao Brasil encontrou um universo coletivo de trabalhadores já adoecidos, em razão de vários equívocos provocados pela desconstrução da presença do Estado na proteção e dignidade de todos os cidadãos. Citou como exemplos a reforma trabalhista, o fim do Ministério do Trabalho, do Ministério da Previdência, os ataques à Justiça do Trabalho e à Auditoria-Fiscal do Trabalho.
 
“A pandemia mostrou que o que vivíamos antes já era um ‘novo normal’ cruel, mostrando à sociedade brasileira que ela precisa encontrar um normal melhor, que reveja os equívocos, anterior à pandemia”, constata Carlos Silva.   
 
Para o dirigente sindical isso somente será possível com a parceria da sociedade e do Estado. “A sociedade organizada, por meio de seus projetos, consegue mostrar alternativas de inclusão, mas o Estado deve se fazer presente por meio das instituições que o representam, como a Auditoria-Fiscal do Trabalho, o Ministério público do Trabalho, Justiça do Trabalho e o movimento sindical”.   
  
live completa pode ser vista no canal da OIT no YouTube.