Os dirigentes das entidades que integram o Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS, conhecido como UNA-SE, se reuniram novamente nesta quinta-feira, 7 de agosto, para avaliar a primeira mobilização feita pela categoria no dia 5 e discutir as próximas estratégias para as manifestações que irão ocorrer no Rio de Janeiro – 16 de agosto, em Porto Alegre – 21 de agosto, em São Paulo – 28 de agosto e em Natal – 19 de setembro.
Na reunião de hoje, o diretor do Sinait, Marco Aurélio Gonsalves, representou o Sindicato e o Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas - Instituto Mosap, e disse que o resultado foi satisfatório, com ótima repercussão ente os filiados.
Ele e o dirigente sindical da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos - Cobap, Silberto Silva, disseram que aposentados e pensionistas de todo o Brasil estão ligando para as duas entidades organizadoras do movimento pedindo informações sobre como se integrar às mobilizações.
Jornal
Esta semana, as entidades começaram a enviar para seus filiados os 200 mil exemplares da edição especial do jornal “Voz dos Aposentados e Pensionistas – VAP”, feita especialmente para o lançamento do Movimento. O Sinait já começou, nesta quinta-feira, o envio de 6 mil exemplares da publicação para seus associados.
Redes sociais
A mobilização também já ganhou as redes sociais como o facebook, com a FanPage – UNA-SE. Estatísticas apresentadas durante a reunião desta quinta-feira mostraram que o movimento está tendo visibilidade em praticamente todos os Estados. Com a publicação de informações sobre os eventos, os acessos tendem a aumentar.
Histórico
O UNA-SE, lançado na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 5 de agosto, reúne entidades do serviço público e da iniciativa privada de todo o país para lutar pelos direitos dos aposentados e pensionistas. Tem o apoio de vários parlamentares. Auditores-Fiscais do Trabalho, organizados pelo Sinait, vieram de vários Estados para participar da mobilização.
A aliança organizada pelo Mosap e pela Cobap pressiona os parlamentares pela aprovação de duas matérias legislativas. A primeira é a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 555/2006 e a outra é o Projeto de Lei - PL 4.434/2008, que restabelecem direitos previdenciários das categorias de servidores e aposentados do Regime Geral de Previdência social – RGPS.
A PEC 555 prevê o fim da contribuição previdenciária para servidores públicos aposentados e pensionistas, instituída a partir de 2004. Já o PL 4.434 busca recuperar o valor dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS com base no número de salários mínimos da época em que o benefício foi concedido.