Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais – SRTE/MG investigam mortes de trabalhadores em explosão de fábrica de fogos de artifícios no município de Santo Antônio do Monte, ocorrida na manhã desta terça-feira, 15 de julho, região a cerca de 250 quilômetros de Belo Horizonte (MG).
Francisco Reis, chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho - Segur, informou que assim que foram contatados sobre o acidente, uma equipe de Auditores-Fiscais foi deslocada para investigar o caso. “Fomos informados minutos após a explosão e enviamos uma equipe para averiguar a ocorrência e, infelizmente, ficamos sabendo inicialmente que havia quatro mortos no local, mas o número pode ser maior”.
O contato rápido, segundo o Auditor-Fiscal, foi possível em virtude do trabalho frequente que a fiscalização realiza na região. “Há dois anos a fiscalização do trabalho age na área a cada dois meses, em parceria com o Exército Brasileiro, com o objetivo de impedir novos acidentes”.
Segundo Reis, equipes de Auditores-Fiscais visitam as fábricas de fogos e realizam vistorias. “É uma atividade de risco e o município de Santo Antônio do Monte é considerado o maior polo de fabricação de fogos de artifícios do país. Atuamos reiteradamente para evitar novos acidentes e, embora tenhamos conseguido uma redução dos acidentes e melhoria das condições de trabalho, infelizmente eles continuam acontecendo, sempre com muita gravidade, como o desta manhã”.
A atividade é de muito risco e complexa, ressalta Francisco. “Há dois problemas principais: o primeiro é que o estoque de explosivos nas fábricas é sempre maior do que o permitido por lei. O segundo, é que o pagamento se dá por produção, de maneira que o trabalhador tem seu salário reduzido quando não atinge a meta estabelecida por dia de trabalho.
Francisco Reis enfatizou o alto risco que os próprios Auditores-Fiscais correm durante as fiscalizações deste setor: “Na semana passada havia uma equipe de Auditores-Fiscais na cidade. E se fosse nesta semana, nessa fábrica?”, questiona. Segundo ele, várias reuniões já ocorreram na cidade por iniciativa da SRTE/MG, com os atores envolvidos. “Novas estratégias serão definidas”.
Por fim, Francisco Reis informa que a equipe de Auditores-Fiscais já se encontra no município de Santo Antônio do Monte e, posteriormente, poderá fornecer mais informações sobre as proporções do acidente.
Veja algumas notícias sobre o acidente em fábrica de fogos em Santo Antônio do Monte.
15-7-2014 – O Tempo
15-7-2014 – R7 Notícias
15-7-2014 – G1 Centro-Oeste MG
15-7-2014 – Estado de Minas