Se você é aposentado, pensionista ou recebe algum benefício do governo, você precisa realizar a Prova de Vida para continuar recebendo seus pagamentos. O procedimento é anual, deve ser feito no mês do aniversário do beneficiário e é condição necessária para evitar a suspensão do pagamento. A comprovação pode ser feita de forma digital ou presencial.
Atenção! É o órgão que paga seus benefícios que define se você poderá fazer a Prova de Vida digital ou presencialmente.
Pelo Aplicativo SouGov.br (Digital): Baixe o app, autorize o uso de dados, e faça a validação facial (requer biometria cadastrada no TSE ou Senatran).
Presencialmente (Banco): Vá à agência bancária onde recebe o benefício, apresentando CPF e documento de identidade com foto (RG, CNH).
Presencialmente (Órgão): Na Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão de origem, com documento de identificação e CPF.
Automática: Movimentações recentes na conta, empréstimos consignados ou acessos ao Meu INSS (para quem é do INSS) podem validar a prova de vida automaticamente.
Mantenha seus dados cadastrais (endereço, telefone) atualizados no SOUGOV.BR (ou Sigepe web) para facilitar o contato e a validação.
O que fazer se tiver dificuldades
Impossibilitados de Locomoção/Idosos: Contate a Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão para solicitar atendimento diferenciado, como visita domiciliar (requer laudo médico para doença, mas não para maiores de 90 anos).
Sem Biometria: Pode ser feito nas agências bancárias ou, então, procure a Unidade de Gestão de Pessoas para orientação sobre como realizar o procedimento.