28-1-2010 – SINAIT
SEIS ANOS DA CHACINA DE UNAÍ
28 de janeiro de 2004 – Dia da Chacina de UNAÍ
2005
2006
2007
2008
2009
28 de janeiro de 2010 – Impunidade. Até quando?
Aqui estamos novamente em praça pública para protestar, para demonstrar nossa indignação, para pedir Justiça e para exigir “Julgamento Já!”. A razão é uma só. Quatro servidores públicos, pais de família, foram brutalmente assassinados no exercício de suas funções e, mandantes e executores, ainda não pagaram por este crime.
A sociedade precisa saber que o assassinato dos três Auditores Fiscais do Trabalho e do motorista do Ministério do Trabalho e Emprego é um crime que continua sem punição. Que há mandantes e assassinos que não foram julgados. Que as famílias ainda não encontraram a paz. Que isto não pode ser esquecido e que exigimos punição!
Eratóstenes, João Batista, Nelson e Ailton foram vítimas da intolerância, da afronta ao Estado, do desrespeito à Lei. Os coronéis de hoje, como os de outrora, acham que podem resolver tudo com a violência. Os algozes quiseram intimidar o Estado, barrar a fiscalização e impedir a defesa do direito dos trabalhadores.
Hoje, 28 de janeiro, a Chacina de Unaí completa seis anos. Nove indivíduos foram indiciados, mas nenhum foi julgado.
Justiça lenta não é justiça! Justiça lenta, morosa, é sinônimo de impunidade! Recursos não podem ter por objetivo retardar o julgamento, fazer prescrever as penas ou deixar o caso cair no esquecimento.
Os Auditores Fiscais do Trabalho, os familiares e a sociedade como um todo exigem que os envolvidos na Chacina de Unaí sejam julgados de acordo com o que manda a lei e que não haja impunidade!
Não vamos permitir nunca o esquecimento; não vamos desistir de exigir a punição, nunca.
28 de janeiro - Dia do Auditor Fiscal do Trabalho, Lei nº 11.905/2009, em homenagem às vítimas da chacina de Unaí