1ª Semana de Combate ao Trabalho Escravo - Frente Nacional organiza mobilizações em todo o País


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
22/01/2010




O SINAIT e as demais entidades integrantes da Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo se reuniram na tarde desta quinta-feira, no gabinete do senador José Nery, para organizar as atividades da Frente previstas para a próxima semana, em comemoração à 1ª Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em diversos estados.


 


Em Brasília:


Dia 28 de janeiro, às 10 horas: será realizado um grande Ato Público em frente ao Supremo Tribunal Federal, coordenado pelo SINAIT, com o tema “Chacina de Unaí - 6 anos de Impunidade – Julgamento Já”. No local serão colocados materiais de divulgação (carro de som, balões gigantes). AFTs de Brasília, Goiás e outros Estados estarão vestindo camisetas e usando bonés padronizados. Todas as demais entidades da Frente com sede em Brasília já confirmaram sua participação no Ato.


- Dia 28 de janeiro, à tarde: audiência com o Ministro Presidente do STJ, Francisco Cesar Asfor, quando será solicitada urgência no julgamento do processo contra os acusados.


 


 


Em Palmas(TO):


Dia 28 de janeiro, às 18:30h, Ato no Palácio do Governo, com a presença do Secretário de Direitos Humanos de Tocantins, membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT/TO), Presidente da COETRAE/TO e Procuradora da República. O ato visa marcar a retomada dos trabalhos da COETRAE, reafirmando ações a serem cumpridas nos próximos meses. Será apresentado um Protocolo de Intenções ao Governo, com medidas simbólicas e outras concretas no âmbito da educação, da cidadania, do uso de recursos etc; também será reafirmada a necessidade de se cumprir o compromisso de vedação de contrato com as empresas relacionadas na Lista Suja. Na ocasião será exibido o filme “Frente de Trabalho”, produzido pelo SINAIT.


 


Em São Paulo:


Dias 28 e 29 de janeiro: será realizado o 1º Fórum Estadual de Debate Contra o Trabalho Escravo, organizado pela SRTE/SP, com o apoio do SINAIT.


 


Em Porto Alegre(RS):


Dia 27 de janeiro: Dentro das atividades do Fórum Social Mundial, será realizada oficina intitulada “Trabalho escravo: o quanto já caminhamos e o que falta fazer”, organizada pela CONATRAE e pela ONG Repórter Brasil, com a presença de AFTs do Estado, do Ministro Paulo Vannuchi, do Senador José Nery, secretária de Inspeção do Trabalho, Ruth Beatriz,  diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, Frei Xavier Plassat (CPT-TO), Leonardo Sakamoto (ONG Repórter Brasil), Sebastião Caixeta (Presidente da CONAETE) e de outros representantes de entidades de direitos humanos. Local: Auditório do Semapi, Rua General Lima e Silva, 280 - Porto Alegre (RS)


 


Em Belém(PA):


Dia 31 de janeiro será realizado um Ato político e cultural na Praça da República, para a coleta de assinaturas em favor da PEC 438/01, com shows de artistas locais.


Durante toda a semana (28 a 3 de fevereiro) a SEDUC – Secretaria de Educação do Pará se comprometeu a fazer parte do Comitê Estadual de Combate ao Trabalho Escravo e incluir mensagens sobre o tema em suas correspondências destinadas aos servidores, bem como no site da entidade. Além disso, vão colocar banners da campanha em frente às escolas e inserir o tema na formação dos professores, no mês de fevereiro.


 


Participaram da reunião a presidente do SINAIT Rosângela Rassy, os vice-presidentes Antônio Carlos Costa e Edmar Menezes Bastos, além de Sebastião Caixeta(CONAETE/PGT), Maurício Correia de Melo (ANPT); Leonardo Sakamoto (ONG Repórter Brasil), Frei Xavier Plassat (CPT/TO), Ana Carolina Matavecci (Conatrae/SEDH) e Rosana Cristina da Cunha(Gab. Senador José Nery).


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.