BOLETIM SEMANAL - Nº 24 - 09 DE OUTUBRO DE 2009


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
09/10/2009




 


ELEIÇÕES 2009: Concluído o envio das cédulas de votação para os AFTs


A Comissão Eleitoral Central – CEC informa que foi concluído, nesta quinta-feira 8, o envio das cédulas de votação para os AFTs filiados ao SINAIT participarem das eleições que vão escolher os dirigentes do Sindicato para o período de 2009-2011.


As eleições para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do SINAIT acontecem no dia 28 de outubro.


Ao receber a correspondência, o filiado deve votar conforme as instruções da CEC e postar o voto nos Correios o mais rápido possível, pois para ser contabilizado o voto tem que chegar até as 17 horas do dia 28 de outubro, quando se encerra a fase de recebimento das cédulas eleitorais.


ATENÇÃO – Lembre-se que o voto para ser computado deve vir acompanhado da “Folha Individual de Votação” devidamente assinada pelo AFT. O “envelope lacrado com o voto” e a “folha assinada” devem ser colocados no outro envelope que está selado e endereçado à Comissão Eleitoral – CEC. 


Os AFTs que tiverem dúvidas podem ligar para a secretária da Comissão Eleitoral, Eliete Keille,  pelo telefone (61) 3328-0875.


 


ENAFIT 2009


O 27º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – ENAFIT e a 1ª Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, encerrados, na sexta-feira 2, em Belém/PA, fechou mais uma etapa de discussões e de condução dos assuntos de interesse da categoria.


Durante uma semana, dirigentes do SINAIT tiveram a oportunidade de discutir com AFTs de todo o País questões como: Assédio moral na profissão; Os desafios da Inspeção do Trabalho no mundo; Modelo de organização sindical ideal; Direitos Humanos e a atuação da fiscalização do trabalho, entre outros. 


Em breve, o SINAIT publicará revista com matérias mais profundas sobre os assuntos tratados no encontro.


Esta é a segunda vez que o evento é realizado no Pará – a primeira vez foi em 1984, quando o encontro estava em sua quarta edição.


 


PEC 555/06 - Representantes sindicais do Ceará se reúnem com Léo Alcântara


 O vice-presidente do SINAIT, Hugo Carvalho Moreira, acompanhado de representantes de entidades de aposentados, participou de audiência com o deputado federal Léo Alcântara (PR-CE), nesta terça-feira 6.


Na ocasião, foi entregue documento em que as entidades representantes pedem o apoio do parlamentar no sentido de que seja instalada a comissão especial responsável por discutir e aprovar a PEC 555/06. A PEC isenta os servidores aposentados e pensionistas da contribuição previdenciária, cuja cobrança teve início com a aprovação da Emenda Constitucional nº 41, em dezembro de 2003.


O SINAIT representado por seus integrantes continua empenhado na busca da instalação dessa comissão. Esse trabalho é e será incansável e toda semana estaremos promovendo ações de pressão, em conjunto com as demais entidades, que trabalham por justiça àqueles que durante todo a sua vida laboral contribuíram com parte expressiva de seus salários e após a EC 41 perderam o direito à isenção


 


Capinzal do Norte/MA: AFTs resgatam trabalhadores


O Grupo de Repressão ao Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão SRTE/MA resgatou 30 trabalhadores, entre eles uma mulher e um menor de 17 anos, que prestavam serviço de “roço de juquira”, há aproximadamente 7 meses. Os trabalhadores foram encontrados na Fazenda Ilha, no município de Capinzal do Norte.


De acordo com o coordenador do Grupo, o Auditor Fiscal do Trabalho – AFT, Carlos Henrique da Silveira, os trabalhadores estavam em barracos cobertos por lonas plásticas, com pisos de barro batido, sem proteção lateral e sem instalações sanitárias.  Bebiam água de um córrego, sem nenhum tipo de tratamento, não tinham Equipamentos de Proteção Individual - EPI e nem materiais para prestação de primeiros socorros.


A carteira de trabalho também não estava assinada e não recebiam salários. Todos estavam endividados com o aliciador, conhecido como “gato”. Os trabalhadores tinham que trabalhar e ainda pagar a alimentação, ferramentas de trabalho e as botas.  O local da prestação dos serviços era de difícil acesso, distante cinco quilômetros da sede da fazenda.


O pagamento das verbas rescisórias está previsto para esta sexta-feira 9, na Agência Regional do Trabalho em Codó/MA.


O Grupo de Repressão ao Trabalho Escravo é formado por Auditores Fiscais do Trabalho, Procuradoria do Trabalho e Policiais Federais.


Com informações da SRTE/MA.


 


FONACATE promove Conferência Nacional 


O Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado - Fonacate promove nos dias 10 e 11 de novembro a Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 3 de novembro somente pelo site: www.fonacate.org.br .


Com o tema "Trilhando caminhos na qualidade do serviço público", o evento vai debater assuntos como: A autonomia das carreiras de Estado, o desenvolvimento do servidor público centrados na competência, a Gestão Pública no Estado brasileiro e o acesso a informações, Reforma Administrativa e a participação da sociedade na Gestão do Estado.


Já foram confirmadas as participações de vários palestrantes entre professores universitários, cientistas políticos, especialistas em gestão e jornalistas.


Confira:


Juarez Freitas, professor com ênfase nas áreas de Interpretação Constitucional e Direito Administrativo; o cientista político Murillo Aragão; Heloísa Luck - professora especialista em Gestão; o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana Estevão de Moraes; o jornalista do Valor Econômico, Juliano Basile; o Corregedor-Geral da Advocacia da União, Aldemário Araújo Castro;  e os professores Rebecca Neaera Abers - UnB e Fabrício Motta - UFG.


 


Portaria autoriza participação de AFTs no 27º ENAFIT 


Saiu esta semana, a portaria que liberou o ponto para os AFTS que participaram do 27º ENAFIT – Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho -. O documento é o Nº 1933/09, de 6 de outubro, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.


O 27º ENAFIT foi realizado em Belém, Pará, no período de 27 de setembro a 2 de outubro.


 


SINAIT completa 21 anos


O SINAIT completou na quarta-feira, 7 de outubro , 21 anos  de existência.  Foi o primeiro sindicato de servidores públicos criado após a promulgação da Constituição de 1988, que deu ao funcionalismo o direito de se organizar sindicalmente. 


Sua criação foi o resultado da transformação da Federação das Associações dos Agentes da Inspeção do Trabalho do Brasil – Fasibra, primeira entidade nacional a representar os Auditores Fiscais do Trabalho – em sindicato.


Há mais de duas décadas o SINAIT atua na luta em defesa dos direitos dos AFTs e também dos trabalhadores brasileiros.


 


SINAIT apóia o I Encontro Nacional do Programa “Escravo, nem pensar!”


O SINAIT apóia o I Encontro Nacional do Programa “Escravo, nem pensar!”, promovido neste fim de semana - de 10 a 12 de outubro – em Açailândia, no Maranhão.


O evento tem como finalidade criar uma rede de prevenção ao trabalho escravo nos municípios com alto índice de aliciamento ou de ocorrência deste tipo de crime. Conta com a participação de integrantes de entidades sindicais e representantes das comunidades que atuam no projeto em seis estados: Pará, Maranhão,Tocantins, Piauí, Mato Grosso e Bahia. 


O encontro é promovido pela ONG Repórter Brasil e o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, no Maranhão.


 


SINAIT divulga nota do FONACATE em repúdio à PEC 471/05 


O SINAIT divulgou esta semana a nota do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate que rejeita a PEC 471/05, dos cartórios, em defesa dos princípios republicanos.


A proposta do deputado, João Campos (PSDB/GO), altera a Constituição para permitir a efetivação em cartórios de trabalhadores que estejam em atividade cinco anos antes da promulgação desta PEC. A Constituição de 1988 permite que sejam efetivados, apenas, os trabalhadores que foram contratados cinco anos antes da aprovação da Carta Magna.


Confira a Nota:


Fórum de Carreiras Típicas defende princípios republicanos e rejeita "PEC dos Cartórios"


O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, entidade representativa das carreiras que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas de Estado nos Poderes da República, no âmbito do serviço público federal, estadual, distrital e municipal, vem a público manifestar sua oposição à chamada “PEC dos Cartórios”, em debate na Câmara dos Deputados. Segundo noticiado no site da Câmara, parlamentares buscam a realização de acordo que facilite a aprovação do texto apresentado.


Passados mais de vinte anos da promulgação da Constituição Cidadã, torna-se cada vez mais evidente a substancial conquista que significou a institucionalização do concurso público como forma de provimento de cargos públicos efetivos, voltados para a prestação de serviços públicos à sociedade. A possibilidade de acesso a qualquer cidadão, bem como o evidente incremento na qualidade do serviço público, são argumentos suficientes para que não se permita qualquer retrocesso nessa conquista.


Desse modo, a aprovação da PEC n.º 471/05, de autoria do Deputado João Campos, constitui ato que fere a moral administrativa e a constitucionalidade, merecendo repúdio de toda a sociedade brasileira. Os notários e registradores que começaram a desenvolver essa atividade após a Constituição de 1988, sem se submeter a nenhuma espécie de seleção, o fizeram cientes da precariedade com que a exerciam, tendo sido devidamente remunerados pelo trabalho desenvolvido.


A letargia do Estado em regulamentar o artigo 236 da Constituição, promovendo imediatamente a realização de concurso para provimento desses cargos, não pode permitir a perpetuação de situações irregulares. O Fonacate tem por lamentável que o Congresso Nacional, que busca recompor sua imagem perante a sociedade, ceda a pressões de grupos com interesses estranhos a um Estado Republicano, por meio de acordos que viabilizem a aprovação da PEC n.º 471/05, e que eternizam direitos e privilégios contrários ao interesse público e à Constituição Federal.


 


SINAIT fecha parceria com a Honda


O SINAIT fechou mais uma parceria para a compra de automóveis com desconto. A Honda passa a ser a quinta montadora de automóveis que oferece descontos aos filiados ativos e inativos do SINAIT. As outras são a Ford, Nissan, Subaru e Hyundai. O convênio com a Honda tem validade de um ano.


Os filiados interessados devem procurar uma concessionária da Honda - conforme lista disponível no site www.honda.com.br - e levar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. Além dos documentos pessoais, o interessado deve apresentar uma Declaração de Filiação ao SINAIT, que poderá ser solicitada por e-mail, pelo endereço [email protected], aos cuidados de Tatiana.


Cada filiado poderá adquirir um veículo, em seu nome, a cada período de um ano. A entrega do veículo ocorre em até 30 dias, depois da compra.


Confira as tabelas, com descontos, na área restrita do site do SINAIT.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.