Acidentes de trabalho – Muitos e graves acidentes esta semana


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
11/10/2013



Muitos acidentes de trabalho foram notícia esta semana. Soterramentos, queda no interior de máquinas, amputação de um braço, vários foram os tipos de acidentes e as consequências foram mortes e mutilação. São mais números que entrarão para as frias estatísticas caso o cenário brasileiro no campo da prevenção não seja modificado.


Os acidentes aconteceram em obras de construção civil, em fábrica de automóveis, no serviço de coleta de lixo, em área de mineração. Ocorreram em vários Estados, como Sergipe, São Paulo, Paraná. E continuam deixando um rastro de tristeza e desolamento. O perigo está em todo lugar.


Fiscalizar os locais de trabalho, verificar as condições do ambiente de trabalho e o cumprimento das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho é o dever dos Auditores-Fiscais do Trabalho. Porém, o número insuficiente de Auditores é, hoje, um impedimento para cheguem a todos os locais, fazendo o trabalho de prevenção, evitando que os acidentes aconteçam.


São 2.800 Auditores-Fiscais em atividade, pouco mais de 500 especializados na área de segurança e saúde do trabalho. Mesmo assim, somente em 2013, de janeiro a agosto, mais de 94 mil ações fiscais nessa área foram realizadas, alcançando quase 14 milhões de trabalhadores. Mais de 3.800 embargos e interdições foram efetuados, sempre em situações de grave e iminente risco para os trabalhadores. Esses dados são do Ministério do Trabalho e Emprego e podem ser conferidos aqui.


Se com poucos Auditores-Fiscais o resultado é esse, com mais Auditores poderia ser muito melhor, colaborando para que as estatísticas de acidentes de trabalho diminuam. E precisam diminuir, drasticamente. É inaceitável a convivência com mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, com quase três mil mortes. Essa é uma realidade que tem que mudar.


Veja, a seguir, notícias sobre os graves acidentes de trabalho, que deixaram trabalhadores mortos e feridos, famílias órfãs e na dependência de benefícios do Estado. Os empregadores, quase nunca, são responsabilizados pelas tragédias.


9-10-2013 – Bom Dia Minas (MG)


Soterramento em Governador Valadares deixa um morto e dois feridos


http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/10/bombeiros-resgatam-operarios-de-empresa-de-mineracao-em-sergipe.html


10-10-2013 – G1 Sergipe


Bombeiros resgatam operários de empresa de mineração em SE


Rosário do Catete/SE - Operários de uma empresa de mineração localizada na cidade Rosário do Catete, a 37 Km de Aracaju, passaram por um grande susto na manhã de quinta-feira (10), quando ficaram presos em um elevador. Os homens ficaram presos no local depois que a estrutura metálica que era utilizada por eles para serviços de manutenção acabou ficando presa no fosso do elevador.


De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a equipe de bombeiros atuou por quase uma hora na operação de resgate. Sendo necessário montar uma estrutura específica com a utilização de roldanas, escadas, cabos, mosquetões e cadeiras especiais para decidas de rapel. Foi necessário que a equipe de resgate descesse até o ponto onde os funcionários estavam e após a colocação dos equipamentos eles foram retirados pelos bombeiros.


11-10-2013 – Diário do Grande ABC


Empregado da Scania morre em acidente de trabalho


Leone Farias - do Diário do Grande ABC


Um trabalhador da Scania, de São Bernardo, morreu na terça-feira, vítima de acidente de trabalho. O técnico de logística Rodrigo Miranda da Silva, 28 anos, foi atingido por uma caixa, ao ser movida por uma empilhadeira. Por causa do ocorrido, os trabalhadores interromperam as atividades na fábrica nesse dia.


A montadora de caminhões informou que o primeiro atendimento foi feito no local (o setor de expedição e embalagens), pela equipe médica da empresa, composta por um médico e dois enfermeiros, que seguiu os protocolos previstos para esse tipo de situação. O funcionário foi levado para o hospital, onde chegou com vida, mas não resistiu aos ferimentos. A fabricante comunicou ainda que se solidariza com a família e que está prestando todo o suporte e assistência neste momento.


Segundo o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Daniel Calazans, que é integrante do SUR (Sistema Único de Representação, do qual a comissão de fábrica faz parte) dentro da Scania, os representantes dos trabalhadores já haviam detectado a necessidade de melhorias de segurança no setor de expedição. Ele ressalta, porém, que a montadora vinha realizando adequações no local. “Estou há 26 anos na empresa e é a primeira vez que isso acontece (o acidente com morte)”, assinala.


10-10-2013 – RicMais (Maringá – PR)


Umuarama - Operário morre ao fazer manutenção de moedor de mandioca


Um operário de 38 anos morreu após cair em uma máquina de moer mandioca enquanto fazia a manutenção do equipamento conhecido como farinheira. Outro trabalhador, de 23 anos, ficou gravemente ferido. O acidente aconteceu por volta das 11h30 desta quarta-feira (9) em Umuarama.


Os dois homens, segundo o Corpo de Bombeiros, estavam no interior do moedor desligado, que começou a funcionar e os sugou.


Ronaldo Aparecido de Oliveira teve fraturas múltiplas e não resistiu. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. Já Fernando da Silva Moura, teve ferimentos graves com risco de morte e foi levado ao Hospital São Paulo.


Conforme os bombeiros, Moura só não morreu também porque o corpo de Oliveira travou a engrenagem da máquina.


10-10-2013 – G1 São José do Rio Preto e Araçatuba (SP)


Operário morre ao ser soterrado em construção em loteamento em Tanabi


Operários foram resgatados com vida e outro morreu no local. Acidente aconteceu durante construção de galeria de esgoto.


Um homem de 32 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta quinta-feira (10), durante uma construção de galeria de esgoto em um loteamento em Tanabi (SP). Durante a escavação da galeria, houve um deslizamento de terra e as vítimas foram soterradas. 


O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu tirar duas vítimas com vida, que foram encaminhadas para a Santa Casa de Tanabi. Houve uma maior dificuldade de encontrar a terceira vítima, que já foi achada sem vida a cerca de seis metros de profundidade.


Ainda não se sabe as causas do acidente. Equipes do Corpo de Bombeiros de São José do Rio Preto (SP) foram acionadas para ajudar na retirada das vítimas. A identidade dos envolvidos foi preservada. Os trabalhadores que sobreviveram ao soterramento receberam atendimento na Santa Casa de Tanabi e passam bem.


9-10-2013 – Cruzeiro do Sul (Socoraba – SP)


Servidor perde braço em acidente de trabalho


Na última segunda-feira, um servidor público municipal de Salto de Pirapora, que trabalha na coleta de lixo, sofreu um grave acidente de trabalho e teve um dos braços dilacerado, que teve de ser amputado posteriormente. De acordo com a polícia, o homem ficou preso ao tentar separar uma lata de alumínio do material orgânico. Neste instante, a alavanca utilizada para prensar o lixo no caminhão foi acionada e prensou o braço direito do funcionário. A vítima foi levada para o hospital de Salto de Pirapora. Após receber os primeiros-socorros, o servidor foi transferido para o Hospital Regional de Sorocaba. Lá, ele passou por cirurgia para amputação do braço ferido. O homem trabalhava há quatro anos na função de coletor.


Procedimentos administrativos - Na tarde de ontem, a assessoria de comunicação da prefeitura de Salto de Pirapora informou que todas as providências administrativas relacionadas ao caso já foram tomadas. "Já entramos em contato com a família do servidor. Além disso, o caso foi encaminhado à Fundação dos Funcionários Públicos de Salto de Pirapora, que administra o Fundo de Pensão dos servidores municipais. Estamos monitorando o estado clínico do funcionário e vamos prestar toda a assistência aos seus familiares", informou a assessoria da prefeitura.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.