A presidente do Sinait e integrantes da Comissão Eleitoral Nacional – CEN receberam representantes das três chapas concorrentes às eleições, nesta quinta-feira, 19, na sede do Sinait, em Brasília.
O representante da empresa Studiorama, que desenvolveu o sistema eletrônico de votação para as Eleições Biênio 2013/2015 do Sinait, Ricardo Kudla, expôs passo a passo todo o processo de votação eletrônica, para os representantes das chapas.
Kudla esclareceu, por exemplo, que caso o eleitor vote que duplamente, por correspondência e pela internet, será descartada no momento da conferência e inserção dos votos por correspondência no sistema, que será efetivado pela Comissão Eleitoral. “Prevalecerá o voto eletrônico, conforme previsto no Regulamento Eleitoral”, explicou Kudla. Segundo ele, para acessar a cédula eletrônica, o sistema exigirá a inserção de todas as informações sobre o eleitor.
Os representantes das chapas tiveram a oportunidade de fazer vários questionamentos, para os quais obtiveram esclarecimento. O Sinait contratou uma empresa que será responsável pela auditoria no sistema de votação eletrônica, a The Perfect Link, especializada em auditoria de processos eleitorais eletrônicos, e que possui certificações nacionais.
Em relação às barreiras de segurança que serão exigidas pela empresa e que impedirão qualquer tentativa de burla, a The Perfect Link deverá avaliar a tecnologia utilizada no processo (software, criptografia, identificação e individualização do eleitor) e os critérios de segurança a serem utilizados para o processo de votação. Uma outra análise será feita em relação à infraestrutura de comunicação necessária para a realização bem-sucedida da eleição (quantidade de banda reservada para o processo, hardware e softwares de servidores necessários, suporte e testes prévios) e dos procedimentos técnico-administrativos que envolverão o processo de votação.
A empresa fiscalizará em tempo integral o processo eleitoral, durante todo o período de votação, no local de realização física da votação (ambiente de servidores). Ao final das eleições, será gerado e apresentado um relatório do processo.
Prazos
Os representantes das chapas decidiram que no dia 30 de setembro deverá ser encerrado o prazo para o recadastramento ou cadastramento de filiados. A partir do dia 1º de outubro, o link disponível no site do Sinait, que possibilita o recadastramento será retirado, para que tanto a empresa que gerencia o sistema eletrônico de votação, quanto a empresa que fará a auditoria para verificar se o sistema oferece a segurança necessária para a realização das eleições, tenha um prazo para preparar o banco de dados e lacrar o sistema. O banco de dados possui duas redundâncias, utilizando a tecnologia de computação em nuvem, o que impossibilita qualquer imprevisto que prejudique.
Outro prazo estabelecido pelos candidatos presentes e a Comissão Eleitoral Nacional previupresidente do Sinait, Rosângela Rassy, determinou que o acesso ao link que abriga os votos, assim como a abertura dos envelopes, ocorrerão a partir da 8 horas do dia 15 de outubro, data em que se inicia a apuração das eleições.
Também foi esclarecido que o tempo mínimo de 180 dias de filiação, previsto no Estatuto do Sinait e no Regulamento Eleitoral, é exigido somente aos candidatos e não aos eleitores, ou seja, poderão votar todos os filiados que constarem na consignação do Sinait, comprovando o pagamento da primeira mensalidade.
Na ocasião, a presidente do Sinait lembrou que as chapas podem indicar dois filiados que irão acompanhar o processo de apuração das eleições, na condição de fiscais.