GO: Auditores-Fiscais participam de Congresso que discute a aplicação da NR 32


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
20/09/2013



Congresso reúne especialistas do Brasil e do exterior. Sinait é representado pela diretora Rosa Jorge


Auditores-Fiscais do Trabalho participam do 1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde realizado, entre os dias 18 e 20 de setembro, no auditório do Oliveira´s Place, em Goiânia (GO). O tema geral do evento é a efetividade da Norma Regulamentadora - NR nº 32, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, nos estabelecimentos de saúde públicos e privados. O evento foi organizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Goiás – SRTE/GO em parceria com o Instituto Goiano de Direito do Trabalho – IGT.


A diretora do Sinait, Rosa Maria Campos Jorge (GO), representou a entidade no Congresso, e falou, durante a abertura do encontro, da intensa atuação dos Auditores-Fiscais para defender a saúde e a segurança do trabalhador “especialmente os da área de saúde”.


Rosa Jorge destacou que apesar de o número de Auditores-Fiscais do Trabalho ser muito pequeno em relação ao aumento da demanda crescente de fiscalização, “a categoria procura fazer o melhor e o grupo de trabalho de Goiás é uma importante referência no país”.


A Auditora-Fiscal Jacqueline Carrijo (GO), idealizadora do Congresso, participou como coordenadora científica e organizadora. Para ela, o encontro é muito importante para a categoria, porque divulga de maneira clara e oportuna a atuação da Auditoria-Fiscal. “As nossas Auditorias são realizadas de maneira programática e as ações estão sendo desenvolvidas com o objetivo de melhorar as rotinas de fiscalização com foco na mudança da atual organização do trabalho no setor de saúde”.


De acordo com Jacqueline, as exposições dos Auditores-Fiscais versaram sobre as irregularidades encontradas nas fiscalizações como “os excessos de jornada de trabalho combinados com estruturas físicas e organizacionais que potencializam os riscos de acidentes”.


Os Auditores-Fiscais do Trabalho Fernando André Sampaio Cabral (PE), Miguel Nin Ferreira (RJ) e Sílvio Carlos Andrade (RJ) contribuíram também com o encontro ao apresentar palestras e participar de debates. Miguel Nin relatou “Terceirização nos estabelecimentos de saúde”; Sílvio Andrade explanou sobre “Controle prático dos riscos ocupacionais nos ambientes de saúde. Atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho nos estabelecimentos de saúde pública e privada”. Fernando André falou sobre “Assédio moral nos estabelecimentos de saúde”.


Também participa do evento a enfermeira canadense Bernadette Stringer, que criou a técnica “Mãos Livres”, que comprovadamente reduz acidentes do trabalho nos procedimentos operatórios. Trata-se de um procedimento simples e sem custo. Os itens não passam de mão em mão entre os cirurgiões, residentes, auxiliares e o pessoal em circulação. Eles são colocados em zonas “neutras” para serem manuseados. Estas zonas podem ser implantadas com recipientes já usados rotineiramente, como bandejas quadradas ou suportes.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.