Relatórios da Auditoria-Fiscal são usados como prova em ações regressivas da Previdência Social em Sergipe


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
03/05/2013



Os relatórios das ações fiscais elaborados pelos Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Sergipe – SRTE/SE serão usados para subsidiar ações regressivas da Previdência Social contra as empresas no Estado, que não tomaram as medidas obrigatórias de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.


A medida foi oficializada, nesta semana, como um ato em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, lembrado no dia 28 de abril. Os chefes da Seção de Inspeção do Trabalho da SRTE/SE entregaram as análises de acidentes de trabalho graves e fatais realizadas de janeiro a abril de 2013 pelos Auditores-Fiscais do Trabalho ao chefe da Procuradoria Federal em Sergipe - 20ª Região, Célio Rodrigues da Cruz.


Com as análises, os processos seguirão com mais celeridade, e as ações regressivas referentes às empresas terão retorno mais rápido.


As ações regressivas têm como objetivo o ressarcimento aos cofres da Previdência Social do dinheiro gasto com o pagamento de benefícios como pensões, auxílio acidente e aposentadorias a trabalhadores acidentados.


Acidentes


Segundo a Organização Internacional do Trabalho - OIT, o Brasil ocupa a 4ª colocação mundial em número de acidentes fatais do trabalho. Em Sergipe, nos últimos dois anos, foi constatado o aumento da incidência total de acidentes e doenças do trabalho.


Os gastos da Previdência Social decorrentes dos acidentes e doenças do trabalho passam de R$ 70 bilhões por ano e grande parte destes acidentes ocorrem em virtude da não implementação das medidas de prevenção exigidas pela lei.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.