O documentário “Carne e Osso”, produzido pela Repórter Brasil, sobre a realidade dos trabalhadores em frigoríficos, será exibido neste domingo, às 20:30, na Globonews, em rede nacional.
O cotidiano dos trabalhadores é a exposição a facas, serras e outros instrumentos cortantes, a realização de movimentos repetidos à exaustão, levando a doenças e lesões, a pressão por produtividade, longas jornadas de trabalho, horas extras, exposição ao frio.
O vídeo é resultado do trabalho de dois anos da equipe, que percorreu diversos pontos nas regiões Sul e Centro-Oeste à procura de histórias de vida que pudessem ilustrar esses problemas. O filme alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam uma triste realidade que deve ser encarada com a devida seriedade pela iniciativa privada, pela sociedade civil e pelo poder público. A produção é uma das iniciativas da organização voltadas para chamar atenção para problemas graves no setor.
O filme, dirigido pelos jornalistas Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, recebeu prêmios no Brasil e no exterior, integrou a mostra de filmes de Direitos Humanos que percorreu todas as capitais do país. Há depoimentos de trabalhadores e do Auditor-Fiscal do Trabalho Paulo Cervo.