O Auditor-Fiscal do Trabalho Alexandre Sabino Oliveira, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas – SRTE/AL, fará a palestra de abertura no 1º Seminário de Boas Práticas em Saúde e Segurança no Trabalho na Construção Civil, que acontecerá na sexta-feira, 3 de maio, a partir das 8 horas, no auditório Ademi/AL (Norcom Empresarial – Av. Comendador Gustavo Paiva, 2.789 – Mangabeiras), em Maceió (AL). O evento é alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado no dia 28 de abril.
O Auditor-Fiscal Alexandre Sabino abordará o tema “Soterramento, um vilão esquecido”. Segundo ele, a Auditoria-Fiscal do Trabalho em Alagoas trabalhou intensamente nos casos referentes a choque elétrico e queda em altura. “Nas construções, o perigo de queda em altura é gritante, é só olhar a obra e já detectamos o perigo, enquanto o de choque elétrico é silencioso e precisamos de mais atenção”. Ele ressalta que, em razão dessa abordagem, enquanto houve a diminuição em Alagoas desses dois tipos de acidentes de trabalho, foram verificadas várias ocorrências de soterramento. “Por isso, decidimos tratar sobre soterramento, para chamar a atenção para o tema”.
Para Sabino, os envolvidos na construção civil precisam ficar atentos aos perigos que margeiam a obra. “Um caminhão cegonha, que é muito pesado, passando na rua, pode abalar o terreno ao lado, assim como outra construção. O que acontece no entorno da obra pode afetar a escavação e ocasionar desabamento”.
Palestra
Alexandre Sabino explica ainda que, apesar do evento ser aberto ao público em geral, está mais voltado para os empresários da construção civil. Segundo ele, um comitê organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE em parceria com a Ademi/AL, convocou os empresários e pediu que apresentassem projetos desenvolvidos nos canteiros voltados para a proteção do trabalhador. “Dos planos enviados, selecionamos quatro que serão apresentados”.
Os projetos selecionados foram “Toldo de proteção de fundação”; “Integra Saúde/Droga não constrói”, “Alerta de segurança, um aliado na prevenção” e “Programa Auditor Amigo”.
Para participar do 1º Seminário o interessado deve se inscrever pelo e-mail [email protected] e, no dia da palestra, levar duas latas de leite, que serão doadas ao Lar de Amparo à Criança para Adoção – LACA.
Para ver o folder do evento, clique aqui.