Encontro terá Cursos de Atualização e Comissões de Estudo e Política de Classe nas manhãs de terça e quinta-feiras
Em dois dias de intenso trabalho, em Vitória (ES), a Comissão Organizadora do 31º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit avançou muito na definição do formato do evento e nos temas que serão debatidos durante toda a semana de 22 a 27 de setembro.
Diferente dos anos anteriores, em que os cursos de atualização se concentravam num só dia, neste Enafit os cursos oferecidos se dividirão nas manhãs de terça e quinta-feiras, possibilitando que o enafitiano participe de mais de um curso. Esta foi uma reivindicação frequente no último Encontro, viabilizada nesta edição. Os temas previstos, ainda sujeitos a confirmação, abrangem a Norma Regulamentadora – NR 35, FGTS e Fiscalização em Portos e Armazéns.
Também nestes dias funcionarão as Comissões de Estudo e Política de Classe, aprovadas na plenária final do Encontro de Salvador. Serão três comissões, sobre Trabalho Infantil e Aprendizagem, Problemas Estruturais das SRTEs e Gerências e Interface do Ministério do Trabalho e Emprego com outros órgãos públicos. Na quinta-feira, à tarde, haverá uma grande plenária para discutir as propostas das comissões. As propostas aprovadas serão levadas à plenária final, na sexta-feira, que comporão o relatório geral do Encontro.
Ainda atendendo ao que foi aprovado no Encontro anterior, a Tribuna Livre acontecerá nos finais das tardes de terça, quarta e quinta-feiras, durante 30 minutos, ampliando os espaços para debates e manifestações diversos.
Na quarta-feira pela manhã será oferecida uma palestra motivacional, com um palestrante aplaudido nacionalmente, o que nos últimos anos vem atraindo a atenção de muitos enafitianos aposentados, em atividade e acompanhantes.
Fazendo a interface com a comunidade acadêmica, o Encontro com estudantes universitários será promovido na manhã de segunda-feira, para apresentar com mais detalhes a Auditoria-Fiscal do Trabalho, suas atribuições e papel social.
Ainda na segunda-feira, pela manhã, acontecerá o encontro com o Secretário de Inspeção do Trabalho, momento em que, tradicionalmente, os Auditores-Fiscais do Trabalho têm oportunidade de apresentar questionamentos, sugestões ou críticas à Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT.
Na tarde de terça-feira acontecerá a V Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, realizada pela Confederação Iberoamericana de Inspetores do Trabalho – CIIT, com a intenção de trazer experiências de Inspetores do Trabalho de países europeus. Haverá, também, lançamentos de livros de Auditores-Fiscais do Trabalho.
A apresentação dos artigos científicos premiados será na quarta-feira pela manhã. O tema será o mesmo do Encontro: “Auditoria- Fiscal do Trabalho ameaçada. Como garantir a presença do Estado na defesa do trabalhador?”. Os interessados já podem ir desenvolvendo suas ideias. O regulamento será divulgado em breve.
Temas
Além destas atividades haverá paineis e conferências sobre temas ligados à Inspeção do Trabalho. Haverá uma conferência de abertura na segunda-feira e outra conferência na tarde de terça-feira, cujos temas ainda estão em discussão.
Na quarta-feira estão previstos dois paineis, um sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas, e outro sobre a Escola Nacional de Inspeção do Trabalho – Enit, que o MTE deverá concretizar, a partir de projeto apresentado pelo Sindicato.
Organização
A organização do evento, incluindo o lançamento do hot site do Encontro e o gerenciamento das inscrições, pela internet, ficará sob a responsabilidade da empresa Oficina de Eventos, que foi responsável pela organização do Encontro no Ceará, em 2010, o que a credenciou para o 31º Enafit, com a certeza de que teremos um Encontro de alto nível.
A empresa responsável pelo agenciamento de hoteis e passagens é a DNA Turismo (debora@dnaturismo.com.br - telefone 27/33573636). Os interessados já podem consultar na área restrita de nosso site os hotéis credenciados para o evento e efetuar suas reservas.
O início das inscrições para participar do 31º Enafit deverá ocorrer em maio. Todos os detalhes serão divulgados em breve no hot site do evento que será abrigado nosite do Sinait.
A programação social também já está em desenvolvimento. A Comissão Organizadora está fazendo contatos com fornecedores, grupos de cultura e artistas locais para fechar a programação. Uma programação já está garantida: a noite da tradicional moqueca capixaba. Aguardem!
A comissão organizadora está contando com um grande número de participantes no 31º Encontro da categoria.
Confira o Cartaz do 31º Enafit.