O Profissão Repórter desta terça-feira, 9 de abril, revelou o caminho da exploração de trabalhadores que começa com os aliciadores na Bolívia e termina em oficinas de costura em São Paulo.
O Auditor-Fiscal do Trabalho Renato Bignami, coordenador Estadual do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo/SRTE/SP, participou do programa e mostrou a atuação da fiscalização trabalhista no combate a essa séria violação de direitos humanos. Também apareceram na reportagem os Auditores-Fiscais do Trabalho Luiz Alexandre Faria, Suêko Cecília Uski e Sérgio Carvalho.
O repórter Caco Barcellos mostrou a longa fila de bolivianos que querem entrar no Brasil pela fronteira com o Brasil, em Corumbá (MT). São mais de quinhentas pessoas que chegam a esperar três dias ao relento para conseguir o visto de entrada no Brasil. A grande maioria entra como turista mas reconhece que vem para o Brasil trabalhar com costura.
Thiago Jock foi à cidade de El Alto, de onde sai a maior parte dos bolivianos que imigram para o Brasil. Mostrou a grande quantidade de agências de emprego com ofertas de trabalho em oficinas de costura e acompanhou a viagem dos deputados da CPI do Trabalho Escravo que foram à Bolívia procurar informações sobre o esquema de aliciamento.
Já Thais Itaqui acompanhou a fiscalização da força tarefa do Ministério da Justiça e do Trabalho em quatro oficinas de São Paulo. Em todas foram encontrados trabalhadores bolivianos em condições análogas à escravidão.
Clique aqui para assistir trechos do programa. Na página oficial do programa Profissão Repórter o vídeo completo está disponível apenas para assinantes.
O programa completo está no you tube - http://www.youtube.com/watch?v=8Q_krVl8R4g
Com informações do Profissão Repórter.