A autorização para a realização do concurso público para preencher 100 vagas para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho agitou o segmento de cursos preparatórios. A notícia está em todos os sites especializados, em blogs e sites noticiosos.
Mesmo com o decepcionante número de 100 vagas, o concurso era muito aguardado por quem já se prepara há algum tempo para tentar a aprovação para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, uma carreira de Estado e do núcleo estratégico do governo. O edital deverá ser lançado pelo Ministério do Trabalho e Emprego até agosto deste ano.
Para Carlos Henrique Corcewil, responsável técnico pelo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, feito em cooperação técnica com o Sinait, que constatou a necessidade de mais de 5.800 Auditores-Fiscais do Trabalho para suprir as demandas do país, o desafio do Sindicato agora é pressionar o governo para que haja mais regularidade na realização dos concursos. Dessa forma, o déficit poderá ser preenchido em médio prazo.
Leia algumas matérias publicadas sobre o concurso.
13-2-2013 – Correio Braziliense – Concursos
CONCURSOS - Planejamento autoriza cem vagas para o Ministério do Trabalho
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) publicou nesta quarta-feira (13/2) autorização para que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lance novo concurso público. São cem vagas para o cargo de auditor fiscal do trabalho. O edital já tem data limite para ser lançado, daqui a seis meses, ou seja, até agosto deste ano. A portaria de autorização foi publicada no Diário Oficial da União (página 71, seção 1).
Último concurso
Lançado em 2009, o último certame do MTE ofereceu 234 vagas para auditor. A organização foi da Escola de Administração Fazendária (Esaf). Os aprovados foram lotados no Acre/AC, Amazonas/AM, Amapá/AP, Barreiras/BA, Teixeira Freitas/BA, Imperatriz/MA, Paracatu/MG, Teófilo Otoni/MG, Dourados/MS, Rondonópolis/MT, Mato Grosso/MT, Altamira/PA, Marabá/PA, Santarém/PA, Rondônia/RO, Roraima/RR, Lajeado/RS, Passo Fundo/RS, Pelotas/RS, Santa Maria/RS, Santo Ângelo/RS, Uruguaiana/RS, Chapecó/SC, Criciúma/SC, Lages/SC, Barretos/SP, Bauru/SP, Itapeva/SP, Osasco/SP, Presidente Prudente/SP, São Paulo/SP e Tocantins/TO.
Com remuneração inicial de R$ 13.067, o processo seletivo foi composto por duas provas objetivas, uma discursiva e sindicância da vida pregressa.
13-2-2013 – Uol Empregos
Planejamento autoriza concurso com 100 vagas para auditor fiscal do trabalho
Do UOL, em São Paulo
O Ministério do Planejamento autorizou nesta quarta-feira (13) a realização de um concurso público para o preenchimento de 100 vagas para o cargo de auditor fiscal do trabalho.
As chances são para o Ministério do Trabalho e Emprego, que tem até seis meses para publicar o edital da seleção.
Para se candidatar à vaga, é preciso ter nível superior em qualquer área. A remuneração inicial de um auditor fiscal do trabalho é de R$ 13 mil.
O profissional é responsável pela fiscalização de aspectos legais do trabalhador, como os registros em carteira e recolhimento do FGTS, bem como questões relacionadas à segurança do local de trabalho.