Auditores-Fiscais do Trabalho fazem vistoria no local do acidente em que um trabalhador morreu e mais de 40 ficaram feridas no desabamento de estrutura para um evento com cerca de três mil pessoas
Um trabalhador morreu e duas pessoas estão em estado grave após se envolverem no desabamento de uma estrutura de ferro nesta quarta-feira, 13 de fevereiro. A lona estava sendo montada para um evento na área externa de um hotel na Costa do Sauípe, no município de Mata de São João, na Bahia. O acidente deixou mais de 40 pessoas feridas e várias ainda estão internadas, em observação. Auditores-Fiscais do Trabalho interditaram nesta quinta-feira, 14, qualquer atividade na estrutura, inclusive a desmontagem, por falta de segurança.
Segundo o chefe do Setor de Segurança e Saúde do Trabalhador – SEGUR da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia – SRTE/BA, Flávio Oliveira Nunes, que está no local do acidente, o evento seria realizado para cerca de três mil pessoas. Tratava-se, supostamente, de uma estrutura ruim que veio abaixo. “Após as primeiras análises, a suposição é que o acidente ocorreu por conta de um erro na montagem. A causa ainda será investigada mais profundamente”, ele afirmou, em entrevista ao Sinait.
Flávio explicou que o parecer técnico da Fiscalização do Trabalho com as causas do acidente será baseado na avaliação in loco e em uma análise do projeto da estrutura que foi montada. Após a conclusão da análise, caso seja constatado o descumprimento das normas de segurança, serão lavrados os autos de infração e multas serão aplicadas contra a empresa tomadora, no caso, o banco responsável pelo evento, do serviço de montagem da estrutura.
Esse parecer também será encaminhado para o Ministério Público do Trabalho – MPT para tomar as providências cabíveis.
O Sinait continuará acompanhando as investigações do acidente na Bahia e alerta para o perigo que trabalhadores brasileiros correm todos os dias por falta de condições de segurança e saúde no local de trabalho. A situação poderá se agravar ainda mais caso o número de Auditores-Fiscais se mantenha insuficiente.
Esta semana, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP anunciou no Diário Oficial da União – DOU que vai destinar apenas 100 vagas para o próximo concurso público, número muito baixo, que não vai repor sequer as aposentadorias. O Sindicato divulgou uma nota pública mostrando toda a indignação com o fato. Leia aqui.
Para obter mais informações sobre o acidente, leia as matérias abaixo:
13-2-2013 -Tribuna da Bahia
Um operário morre e mais de 40 ficam feridos em acidente na Costa do Sauípe
Por Alberto Oliveira
A estrutura de um palco no Complexo Costa do Sauípe, em Mata de São João, na Linha Verde, desabou na manhã desta quarta-feira (13).
Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, o acidente deixou mais de 40 feridos, 2 em estado grave. Um homem morreu, segundo informações da Assessoria de Comunicação da Polícia.
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar deslocou quatro equipes de busca e salvamento e duas ambulâncias do Salvar para atender os operários, que trabalhavam na montagem de uma tenda de eventos.
As vítimas foram levadas para o HGC-Hospital Geral de Camaçari e para o Hospital do Subúrbio. Operários que tiveram ferimentos leves foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento de Monte Gordo.
O espaço estava sendo montado pelo Grupo TV1 para um evento que reuniria gerentes do Bradesco.
Posição do Bradesco
Em nota, o banco afirmou que “lamenta profundamente o acidente" e esclarece que "está tomando todas as providências necessárias para atender às vítimas.”
Em contato com a Tribuna da Bahia, a assessoria do Bradesco informou que o evento foi suspenso e que o banco "vai aguardar a apuração das causas do acidente pelas autoridades".
Posição da TV1 Eventos
A Tribuna da Bahia conversou com a diretora do Grupo TV1, Sônia Penteado. Segundo ela, a TV1 Eventos, empresa do Grupo TV1, atua há mais de 27 anos no mercado de comunicação e marketing.
A TV1 Eventos distribuiu nota afirmando que, "juntamente com as empresas de infraestrutura subcontratadas, que trabalhavam nas obras para o evento, estão neste momento focadas no apoio integral às vítimas e seus familiares e se mantêm à disposição para esclarecimentos a todos os seus públicos e autoridades, à medida que haja acesso a informações mais precisas sobre o ocorrido".
De acordo com a nota, "a obra estava sendo realizada dentro de todas as especificações e normas de segurança exigidas por lei para este tipo de edificação e sob supervisão de engenheiros e arquitetos qualificados e experientes".
Posição do Costa do Sauípe
A diretoria do Complexo Costa do Sauípe também distribuiu nota, informando que o acidente se deu em uma área destinada para a montagem de estruturas provisórias para eventos, afastada de seus hotéis. "Essa área encontra-se cedida a um de nossos clientes corporativos para a montagem de um evento", esclarece, informando que "entre os feridos não há hóspede ou funcionário da Costa do Sauípe".
Ainda de acordo com a diretoria do complexo hoteleiro, a área do acidente não interfere na operação normal dos hotéis, áreas de circulação e de lazer, não havendo portanto risco para seus hóspedes.
"Já disponibilizamos às autoridades competentes toda a documentação técnica necessária para os devidos esclarecimentos", conclui a nota.
13-2-2013 - G1 BA – Rede Bahia de Televisão
Samu confirma uma morte em desabamento de estrutura em Sauípe
Uma pessoa morreu no desabamento de uma estrutura que estava sendo montada em uma área do Complexo Hoteleiro de Costa do Sauípe, em Mata de São João, na Bahia. A informação foi confirmada por volta das 14h20 por Ana Gabriela, coordenadora de Plantão do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Ao G1, ela disse que cerca de 50 pessoas ficaram feridas, a maioria com baixa gravidade. Às 19h, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia corrigiu o número de feridos, que também havia divulgado como 50. Segundo o órgão, 30 pessoas sofreram ferimentos no acidente - entre eles, a pessoa que morreu.
Vinte feridos, de acordo com a Sesab, foram levados para o Hospital Geral de Camaçari. De lá, um paciente foi transferido para o Hospital do Subúrbio; dois para o Hospital Português e outros 17 permaneciam internados no Hospital de Camaçari na noite desta quarta-feira.
Outras oito pessoas, segundo a Sesab, foram socorridas para o Hospital Menandro de Farias. Destas, seis foram transferidas para o Hospital do Aeroporto e outras duas permaneciam na unidade de saúde em Lauro de Freitas, com previsão de alta. A 20ª vítima, segundo a secretaria, deve ter sido socorrida para uma unidade de saúde perto de Mata de São João.
"Normas técnicas"
A TV1 eventos, empresa responsável pela montagem da estrutura, encaminhou nota à imprensa dizendo que a instalação estava sendo realizada de acordo com as normas técnicas. Em nota, a empresa se manifestou. "A direção e a equipe da TV1 Eventos, juntamente com as empresas de infraestrutura subcontratadas, estão neste momento focados no apoio integral às vítimas e seus familiares e se mantêm a disposição para esclarecimentos a todos os seus públicos e autoridades, à medida que haja acesso a informações mais precisas sobre o ocorrido".
Ao G1, a assessoria de imprensa do Complexo Hoteleiro informou que o acidente "aconteceu em uma área reservada para estruturas provisórias para eventos, afastada de seus hotéis. Entre os feridos não há nenhum hóspede ou funcionário da Costa do Sauípe". A empresa informou ainda que o acidente não interfere na operação normal dos hotéis.
O caso
Uma estrutura de ferro que estava sendo montada para um evento desabou no fim da manhã desta quarta-feira (13). A estrutura estava sendo montada para um evento realizado pelo Bradesco e que ia acontecer a partir de sábado (16).
Em nota, o Bradesco informou que “lamenta profundamente o acidente ocorrido hoje, pela manhã, no complexo de Sauípe, na Bahia, onde estava sendo montada uma tenda para um evento. O Bradesco esclarece que está tomando todas as providências necessárias para atender às vítimas”.
O empresário Mauricio Almeida, que está hospedado no local, informou ao G1 que passou pela área do acidente, minutos após o desabamento. "Eu passei muito pouco tempo depois e no local, muita gente estava correndo, gritando. Logo depois eu vi os médicos do hotel chegando para socorrer as vítimas. Tinha muito funcionário do hotel querendo ver o que estava acontecendo. Pouco tempo depois chegou o Corpo de Bombeiros".