Governo demonstra pouca preocupação com mortes por acidentes de trabalho


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
13/02/2013



Ao mesmo tempo em que é noticiada a morte de mais um operário da construção civil, o governo anuncia, por meio da Portaria nº 30, que somente 100 vagas estão autorizadas para o concurso que proverá a Auditoria-Fiscal do Trabalho com novos profissionais. O trabalhador morreu, na tarde desta terça-feira, 12 de fevereiro, ao ser atingido por uma viga de concreto quando trabalhava na obra de um shopping, a 101 km de São Paulo. 


O ano mal começou e já ocorreram diversos acidentes, fatais ou não, mas em geral eles expõem o gravíssimo problema da falta de segurança, especialmente no setor da construção civil. Os Auditores-Fiscais do Trabalho continuam a desempenhar sua missão em busca de garantir proteção aos trabalhadores expostos à negligência das empresas. Mas o número reduzido desses profissionais, pouco mais de 2.900 para atender 7 milhões de empresas e 44 milhões de empregados, dificulta a ampliação dessa abrangência.

 

O Sinait e a categoria estão decepcionados com o irrisório número de vagas, mesmo diante de todo esse quadro de dificuldades que a carreira enfrenta para manter a segurança de milhões de trabalhadores, entre outras tantas exigências da legislação trabalhista.

 

Para o Sindicato é uma situação limite pela qual passa a categoria, que tem cerca de 400 Auditores-Fiscais do Trabalho em condições de se aposentarem a qualquer momento, além de mais de 700 cargos vagos.

 

A faceta dos acidentes de trabalho, ressaltada e denunciada pela Campanha Institucional 2012, que informa que acontecem mais de 700 mil acidentes de trabalho registrados, com mais de 2.700 mortes por ano, é somente um dos vários aspectos observados pela Fiscalização do Trabalho para garantir que os trabalhadores tenham seus direitos respeitados, entre eles, o de ir trabalhar e voltar vivo para casa.

 

Veja notícias de mais este acidente que vitimou um rapaz de 21 anos.

 

12-2-2013 - Bom Dia Cidade - TV Globo Sorocaba e Itapetininga (SP) - Clique aqui


 

 

12-2-2013 – G1 Sorocaba/Jundiaí (SP)

 

Motorista morre com a queda de uma viga em Votorantim/SP

 

Um acidente em um shopping em construção matou uma pessoa na tarde desta terça-feira 12), em Votorantim (SP). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma viga de concreto caiu em cima de um caminhão que estava na obra do Shopping Iguatemi, na Avenida Gisele Constantino.



A viga atingiu Felipe Gilson Oliveira Bezerra, de 21 anos. Ele era motorista do caminhão e trabalhava na obra no momento do acidente. A vítima foi socorrida pelos bombeiros com parada cardiorrespiratória e levado ao Hospital Regional (SP). Os médicos tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu.



Segundo os bombeiros, outras duas pessoas estavam dentro do veículo, mas não foram atingidas. Uma delas passou mal e foi levada ao PA de Votorantim com pressão alta.



Em nota, a Racional Engenharia, empresa responsável pela obra, confirmou o acidente que vitimou o funcionário de uma prestadora de serviço. "A empresa lamenta o ocorrido e esclarece que prestará toda a assistência aos familiares da vítima. A Racional informa ainda que cumpre todas as normas de segurança e saúde do trabalho em suas obras", diz a nota.



Este foi o segundo acidente na obra de um shopping center em menos de dois meses na região. Em 20 de dezembro parte do muro do futuro Shopping Pátio Cianê, em Sorocaba, caiu sobre a avenida Comendador Oeterer, matando sete pessoas.

 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.