As reportagens reproduzidas abaixo noticiam ocorrências de acidentes de trabalho no Brasil na semana passada. Do jeito que a coisa vai, o Anuário Estatístico da Previdência Social para 2012 não deverá ficar muito diferente do que foi divulgado pela Previdência Social na semana passada em relação ao ano de 2011.
Todos os dias acontecem milhares de acidentes de trabalho. O que é publicado na imprensa é apenas a ponta de um problema gigantesco, geralmente, os acidentes mais graves. Mas há milhares de trabalhadores anônimos que sofrem ferimentos ou que adoecem nos ambientes de trabalho.
Quedas, soterramentos, explosões, intoxicações, cortes, são inúmeras as causas e formas de acidentes de trabalho que machucam e causam traumas em trabalhadores. Má conservação de máquinas e veículos, negligência com equipamentos de segurança e proteção, descumprimento de regras e muitas outras circunstâncias cercam os acidentes de trabalho e poderiam ser detectadas pelos Auditores-Fiscais do Trabalho caso eles fossem em número suficiente para chegar a todos os locais de trabalho. A realidade, entretanto, não é essa.
Mesmo com o concurso realizado em 2010, hoje os Auditores-Fiscais do Trabalho são menos de três mil em atividade, com perspectivas de diminuição a cada dia, já que muitos já estão aptos a se aposentar. Com esse quadro diminuto frente ao crescimento econômico, ao boom imobiliário, ao aumento do número de empregos formais, entre muitas outras variáveis, fica cada vez mais difícil alcançar todos os estabelecimentos, canteiros de obras, comércio, serviços, frentes de trabalho em agricultura e grandes obras como hidrelétricas na Região Norte do país. O desafio é imenso e ficará cada vez maior tanto mais o governo demore para tomar medidas de recomposição e ampliação do quadro da Auditoria-Fiscal do Trabalho.
Os números estão avisando e, pior, eles podem ser muito maiores, devido à subnotificação e aos casos que não são cadastrados como acidentes de trabalho quando, na verdade, o são.
Veja algumas notícias sobre acidentes:
24-10-2012 - TV Globo – Jornal Regional – Ribeirão Preto (SP)
Operário morre enquanto trabalhava em obra de saneamento
24-10-2012 – G1 Ribeirão Preto e Franca (SP)
Empreiteira diz cumprir normas em obra onde operário morreu esmagado
Vítima foi atingida por tubo enquanto trabalhava em Cristais Paulista, SP.
Segundo a polícia, trabalhadores não usavam equipamento de segurança.
A empresa Tecpav Engenheira Ltda, responsável pela construção da rede de captação de água em um loteamento onde um operário morreu esmagado por um tubo de concreto na manhã desta quarta-feira (24), em Cristais Paulista (SP), afirmou que os serviços estavam sendo executados de acordo com as normas técnicas exigidas.
Entretanto, as polícias civil e militar informaram que a vítima, de 41 anos, e outros trabalhadores que estavam no local não usavam equipamentos de segurança. O caso foi registrado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Morte
O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira. Segundo a Polícia Militar, os operários utilizavam uma escavadeira para transportar manilhas de concreto que pesam 400 quilos, quando uma delas quebrou e caiu sobre o trabalhador. De acordo com o investigador da Polícia Civil Fabrício Borges, os trabalhadores não usavam capacetes.
A Tecpav foi contratada pela Prefeitura de Cristais Paulista para a execução dos trabalhos por meio de uma licitação, da qual a empresa foi vencedora.
Após o acidente, a obra foi paralisada para que o trabalho da perícia fosse feito. Um inquérito civil vai apurar as causas do acidente. “Vamos apurar se houve negligência ou imprudência da empreiteira, as responsabilidades do maquinista ou até mesmo da vítima para que se tenha uma conclusão”, disse o soldado da PM Aguinaldo Andrade Cunha, que trabalhou na ocorrência.
A princípio, uma das testemunhas disse à polícia que havia uma máquina apropriada para fazer o transporte dos tubos, mas que ela não estava sendo usada. “Estamos investigando se isso pode ter contribuído para o acidente", afirmou Borges.
Outro lado
Em nota, a Tecpav lamentou o ocorrido e informou que representantes da empresa estiveram no local realizando os primeiros procedimentos depois do acidente. A empresa, entretanto, não comentou sobre a falta de equipamentos de segurança, alegando que os trabalhos estavam em conforme com a exigência da lei.
24-10-2012 – G1 Minas Gerais
Operário se fere durante manutenção em Restaurante Popular de BH
Homem perfurou cano de tubulação de gás, causando pequena explosão.
Restaurante não funciona nesta quarta-feira (24).
Um operário se feriu ao fazer uma manutenção na tubulação de gás na área externa do Restaurante Popular da Avenida do Contorno, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O acidente aconteceu durante a tarde desta quarta-feira (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem de 23 anos se feriu ao perfurar um cano, o que causou uma pequena explosão.
A Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, responsável pela administração do estabelecimento, informou que o homem foi atendido pela técnica de segurança do trabalho do próprio restaurante. Ele foi encaminhado, em seguida, para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, com queimaduras no braço e no antebraço. De acordo com a unidade de saúde, o operário fez um enxerto de pele e o estado de saúde dele é estável, mas permanece internado.
Apesar da administração do Restaurante Popular afirmar que não houve grandes estragos, o local vai ficar fechado durante esta quarta-feira. Os usuários foram encaminhados para a unidade da rua Ceará. Nesta quinta-feira (25), o restaurante volta a funcionar normalmente.
24-10-2012 – G1 Espírito Santo
Pedreiros de obra em escola no ES ficam feridos após queda de muro
Três casas foram danificadas, mas nenhum morador ficou machucado.
Acidente aconteceu em escola de Morada da Barra, em Vila Velha.
Quatro trabalhadores da obra de uma escola ficaram feridos após a queda de um muro de 10 metros de extensão, nesta terça-feira (23), em Vila Velha, Espírito Santo. O concreto desabou em cima de três casas, mas nenhum morador foi atingido. A prefeitura informou que os responsáveis pela construção de uma quadra esportiva prestaram assistência aos afetados.
O mecânico Flávio Moreira disse nesta quarta-feira (24) que dormiu na casa de um irmão. “No momento do acidente, duas pessoas estavam em uma das casas e, por pouco, não se machucaram. Agora, os nossos móveis, computador, televisão, fogão, geladeira ficaram misturados aos destroços”, contou.
A escola municipal de ensino fundamental Deputado Paulo Sérgio Borges, em Morada da Barra, foi inaugurada em junho deste ano e os moradores disseram que eles alertaram à Defesa Civil de que o muro ameaçava desabar.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que uma equipe de engenharia da prefeitura e representantes da empresa foram à escola para averiguação dos fatos e providências necessárias. A prefeitura alega que os detritos da obra foram retirados do local e que a área onde houve a queda da parede não estava sendo utilizada pelos alunos. Nesta quarta-feira (24), o local já se encontrava isolado para execução das obras.
A escola informou que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os feridos foram atendidos e medicados. Dos quatro pedreiros atingidos, três já tiveram alta e o outro está internado em observação.
23-10-2012 – G1 Goiás
Operário morre e outro fica ferido ao cair de andaime de 10 metros, em GO
Acidente de trabalho aconteceu na tarde desta terça-feira (23), em Goiânia.
Eles trabalhavam na construção de um galpão, no Setor das Nações.
Um homem de 48 anos morreu e outro homem ferido em um acidente de trabalho na tarde desta terça-feira (23) no Setor das Nações, em Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois homens caíram de andaime de aproximadamente 10 metros, na construção de um galpão.
O trabalhador ferido não teve a identidade divulgada. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).