A partir de agora, consultas sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS estará disponível ao trabalhador pelo celular, por meio de mensagens SMS, e extratos acessados pela internet. A divulgação dos novos canais faz parte de um acordo de cooperação técnica assinado, na última quinta-feira, 18, em São Paulo, pela Central Única dos Trabalhadores – CUT e as demais centrais sindicais com a Caixa Econômica Federal.
Os novos canais vão permitir que mais de 27 milhões de trabalhadores, que aderirem ao serviço, acessem gratuitamente as informações atualizadas referentes aos saldos, depósitos e saques do FGTS.
O acordo foi fechado com todas as centrais sindicais que têm assento no Conselho Curador do FGTS: Central Única dos Trabalhadores - CUT; Força Sindical; Central Geral dos Trabalhadores - CGT, Nova Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores - UGT e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB.
A fiscalização do recolhimento do FGST nas empresas é uma prerrogativa constitucional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, que atuam diariamente na defesa e garantia do trabalhador.
O Sinait acredita que a iniciativa vai permitir que os trabalhadores, com mais dois canais de informações para verificar os depósitos realizados pelas empresas no FGTS, consigam desfrutar com mais propriedade dos seus direitos.
Acesso aos novos canais
Para ter acesso aos serviços por meio do celular ou da internet é necessário fazer a adesão nos sites do FGTS ou da Caixa.
SALDO VIA CELULAR
Para receber informações pelo celular é preciso aderir ao serviço de mensagem se inscrevendo no site do FGTS.
SALDO VIA INTERNET
Assessoria de Imprensa do Sinait, com informações da CUT.