Acidentes de trabalho – Outubro começa com muitos acidentes e mortes de trabalhadores

A epidemia de acidentes de trabalho continua no país. Desde segunda-feira, 1º de outubro, foram noticiados graves acidentes que feriram e mataram trabalhadores em vários Estados


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
03/10/2012



A epidemia de acidentes de trabalho continua no país. Desde segunda-feira, 1º de outubro, foram noticiados graves acidentes que feriram e mataram trabalhadores em vários Estados. 


Em Uberaba, Minas Gerais, um auxiliar de mecânico que realizava reparos sob um semirreboque bitrem foi esmagado quando o equipamento utilizado para suspender o veículo não suportou o peso e desarmou. O Samu e os Bombeiros tentaram socorrer a vítima, porém, nada pode ser feito. O trabalhador tinha 25 anos.

 

No município de Piracicaba (SP), um operário de 27 anos morreu ao cair do nono andar de um prédio em construção. A suspeita é de que ele não usava equipamentos de segurança exigidos por lei.

 

Também em São Paulo, em Bauru, um homem de 51 anos morreu asfixiado dentro de uma caixa de mistura da massa para fazer cerâmica. Ele era um dos donos da fábrica. Os trabalhadores contam que, provavelmente, ele tentava retirar excesso de terra da caixa e caiu dentro dela, que tem altura de dois metros. Quando os trabalhadores viram a botina do homem passando pela esteira pararam o equipamento para averiguar o que havia acontecido e o encontraram. Ele não resistiu e morreu.

 

Em Maringá (PR), um operário morreu ao cair de uma altura de 18 metros e outro trabalhador ficou dependurado e foi resgatado. Eles rebocavam a laje do sexto andar de um prédio em construção e usavam equipamentos de segurança. Pode ter havido falha no cinto de segurança.

 

Um menino de dez anos foi praticamente partido ao meio por uma máquina de terraplenagem no município de Foz do Iguaçu, na Baixada Fluminense. Várias crianças brincavam no local, que era um terreno baldio.

 

Mais um caso de eletrocussão aconteceu em Belém (PA). Os bombeiros resgataram o corpo de um homem que realizava consertos elétricos em uma residência. Ele estava no telhado e não usava equipamentos de proteção. Testemunhas disseram que ele se desequilibrou e bateu nos fios de alta tensão. Clique aqui para assistir a uma reportagem sobre o acidente - http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/10/homem-morre-apos-receber-descarga-eletrica-em-belem.html

 

Estas são apenas algumas das milhares de ocorrências registradas todos os dias. Em várias delas, a suspeita do descumprimento das exigências de utilização de equipamentos de segurança e de falha dos dispositivos usados, denotando negligência e manutenção precária.

 

O custo humano é muito alto e o Estado é um dos responsáveis por esta situação, pois não mantém um quadro suficiente de Auditores-Fiscais do Trabalho para estar presente em todos os canteiros de obras e em outros segmentos que oferecem perigos aos trabalhadores. A legislação e as Normas Regulamentadoras estão cada vez mais sendo aperfeiçoadas, porém, a presença do Auditor-Fiscal ainda é imprescindível para avaliar o ambiente de trabalho, orientar e exigir a correção do que não está de acordo com o que é recomendado para evitar acidentes.

 

O déficit de Auditores-Fiscais do Trabalho aumenta a cada dia com as aposentadorias. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, a defasagem é de mais de cinco mil Auditores-Fiscais e hoje há menos de três mil em atividade, sendo menos de 600 especialistas em segurança e saúde no trabalho. Até quando?

 

Veja notícias relacionadas aos acidentes de trabalho:

 

1º-10-2012 – Jornal da Manhã on line – (Uberaba – MG)

Auxiliar de mecânico morre após ter cabeça esmagada por bitrem

 

Carlos Paiva

 

Socorristas do Samu e o Corpo de Bombeiros estiveram no local, mas nada puderam fazer pela vítima 

 

Durante o conserto do eixo de um semirreboque bitrem, o auxiliar de mecânico, Diego Pereira Bomtempo, de 25 anos, teve a cabeça esmagada após o equipamento usado para levantar veículo não suportar o peso, fazendo com que o eixo desabasse em cima da cabeça do jovem. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar (PM) por volta das 18h de sábado (29). 

 

Conforme informações de colegas de trabalho da vítima, eles estavam na empresa Canabarro Transportes Rodoviários, no Distrito Industrial II, fazendo a desmontagem do eixo. Eles já haviam retirado as rodas, utilizando um “macaco” para apoiar, enquanto Diego estava embaixo do veículo fazendo a desmontagem. Conforme contou o mecânico, M.P.P., 29 anos, devido ao mal funcionamento, o “macaco” não suportou o peso do eixo e caiu encima da cabeça da vítima. 

 

Imediatamente, o Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. Enquanto aguardavam por socorro, os mecânicos, usando de equipamentos, retiraram o peso de cima da cabeça da vítima e constataram que estava esmagada. 

 

Com a chegada dos socorristas do Samu e Bombeiros, foi constatado que o auxiliar de mecânico já estava sem vida. 

 

A Perícia Técnica da Polícia Civil também se deslocou até ao local onde, aparentemente, ocorreu um acidente de trabalho, e fez imagens e medições, além de ouvir as testemunhas para futuro laudo. O rabecão do Instituto Médico Legal (IML) recolheu o corpo que depois de necropsiado foi liberado para velório e sepultamento.

 

Um inquérito policial foi aberto para apurar as causas do acidente e consequentemente a morte do auxiliar de mecânico, Diego Pereira Bomtempo, que residia na rua Arapongas, no bairro Valim de Melo. O corpo de Diego foi sepultado, na tarde de ontem, no Cemitério São João Batista.

 

 

1º-10-2012 – G1 Piracicaba e Região

Operário morre ao cair do 9º andar de prédio em construção em Piracicaba

 

A obra, interditada pelo Cerest, está localizada no bairro Nova América.

3º DP registrou boletim de ocorrência e vai apurar causas do acidente.

 

Um trabalhador morreu no final da tarde desta segunda-feira (1º) em uma obra localizada na Rua Guerino Oriani, no bairro Nova América, em Piracicaba (SP). José Carlos Portela Aguiar, de 27 anos, caiu do nono andar de um prédio em construção. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas o operário morreu no local.

 

O acidente será apurado pelo 3º Distrito Policial, onde foi registrado boletim de ocorrência. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba interditou a obra até que se apure se o trabalhador estava usando equipamentos de segurança exigidos em lei.

 

 

1º-10-2012 – G1 Bauru e Marília (SP)

Homem cai em máquina de fábrica de cerâmica e morre asfixiado

 

Vítima era um dos donos da empresa em Avanhandava, SP. 

Funcionários tentaram salvar o homem, mas, ele não resistiu.

 

Um homem, de 51 anos, morreu asfixiado após cair dentro de uma máquina em uma fábrica de cerâmica em Avanhandava, SP. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima era um dos donos e também trabalhava no local.

 

O acidente aconteceu por volta das 9 horas desta segunda-feira (01), o homem caiu um equipamento chamado de caixote de alimentação, onde é feita a mistura de argila e terra vermelha.

 

A polícia acredita que ele estava no local tentando retirar algum excesso de terra, quando caiu de uma altura de 2 metros, dentro da caixa. Outros funcionários viram a botina que ele usava quando ela passou pela esteira, então pararam a máquina e foram ver o que aconteceu.

 

Eles conseguiram retirar a cabeça do homem de dentro da terra, mas já era tarde. Ele foi levado a um hospital de Penápolis, mas não resistiu.

 

 

1º-10-2012 – O Diário.com (Maringá – PR)

Pedreiro morre ao cair de andaime de obra em Maringá; colega fica pendurado

 

Rosângela Gris, com informações de Roberto Silva 

 

Um trabalhador morreu e outro ficou ferido em um acidente de trabalho ocorrido na tarde desta segunda-feira (1º) em uma obra localizada na Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, em frente ao Hospital do Câncer (HC), em Maringá.

 

O pedreiro Norberto Dias, 47 anos, morreu após cair de uma altura de aproximadamente 18 metros. Ele e o colega Luiz Carlos da Costa, 53 anos, estavam sobre um andaime rebocando uma laje no sexto andar do prédio em construção quando aconteceu o acidente.

 

Segundo informações da polícia, os dois operários usavam equipamento de segurança. A suspeita é de falha no cinto utilizado por Dias. Já Costa ficou pendurado em uma corda por cerca de 30 minutos até ser resgatado por uma equipe do Siate. Ele recusou encaminhamento ao hospital.

 

Uma equipe do Setor Criminalística foi até o local apurar as circunstâncias do acidente. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML).

 

 

 

2-10-2012 – R7 – Rede Record

Menino de 10 anos morre após ser cortado ao meio por máquina de obra na baixada

 

Mãe e avó da criança estão internadas em estado de choque

 

Uma criança de 10 anos morreu nesta segunda-feira (1º) cortada ao meio por uma máquina de terraplanagem durante uma obra na rua Pernambuco, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo a família, o menino Carlos Eduardo Costa Cardoso brincava com os amigos em um terreno baldio quando foi atingido pelo equipamento.

 

Segundo testemunhas, após acidente o motorista fugiu e não prestou socorro à criança.

 

Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) atendeu ao menino rapidamente, mas a criança não resistiu, morrendo ao chegar no Hospital Geral de Nova Iguaçu, conhecido como Hospital da Posse.

 

O menino cresceu na casa da avó e estava na casa dela nesta segunda-feira para visitá-la e rever os amigos de infância. Cadu, como era conhecido, morava com a mãe e dois irmãos no município de Belford Roxo, também na Baixada Fluminense.

 

A mãe e a avó da criança entraram em estado de choque ao saber do acidente e precisaram ser sedadas. Segundo a família, até mesmo os profissionais do Samu que atenderam à vítima precisaram de atendimento médico, devido à cena forte.

 

Parente do menino, o aposentado João Batista dos Santos, de 55 anos, disse que a família quer justiça, já que nada justifica a morte do menino.

 

— A gente quer saber se essa obra era autorizada pela prefeitura de Nova Iguaçu. Quero saber se esse motorista era habilitado. Ele fugiu depois de cortar o menino ao meio. Isso não se faz. Queremos justiça. 

O caso será registrado na Delegacia de Nova Iguaçu (52ª DP).

 

 

1º-10-2012 – G1 Pará

Homem morre após receber descarga elétrica em Belém

 

Acidente ocorreu nesta segunda (1), rua da Mata, no bairro da Marambaia.

Vítima realizava a manutenção do telhado de uma casa.

 

Um homem morreu eletrocutado na manhã desta segunda-feira (1), ao realizar a manutenção do telhado de uma residência, na rua da Mata, bairro da Marambaia, em Belém. Segundo informações da polícia, o homem teria escorregado do telhado da uma residência e acabou ficando preso nos fios de alta tensão.

 

De acordo com o policial Gomes, da 5ª Zona de Policiamento, o fato ocorreu por volta das 10h. A vítima teria pedido socorro, mas não resistiu. “O momento foi de desespero, as pessoas que moram em volta se aglomeraram em frente à residência e pediam ajuda pelo homem, que acabou morrendo com a descarga”, conta.

 

Foram acionados o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para socorrer a vítima, a Rede Celpa, para realizar o desligamento da energia no local, e o Corpo de Bombeiros para retirar o corpo do homem que ficou grudado nos fios de alta tensão.

 

Ainda segundo informações da polícia, o corpo segue para o Instituto Médico Legal (IML), onde será feita a necropsia e o corpo será identificado.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.