Auditores-Fiscais do Trabalho embargam obra de Via Expressa em Salvador duas vezes em uma semana


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
27/07/2012



Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia – SRTE/BA embargaram duas vezes, no espaço de uma semana, obras da construção de uma Via Expressa em Salvador. A obra, de grandes proporções, apresentava várias irregularidades expondo trabalhadores e pedestres a risco de acidentes. 


A ação chamou a atenção da imprensa local que repercutiu o embargo de uma das maiores obras do Estado. De acordo com informações dos Auditores-Fiscais do Trabalho a obra somente será liberada depois que as irregularidades forem sanadas.

 

Veja notícias:

 

26-7-2012 - Bahiatododia

Obras da Via Expressa são paralisadas pela segunda vez

 

Auditores-Fiscais do Trabalho estão intensificando as fiscalizações nos canteiros de obras da Bahia. Em uma semana, as obras da Via Expressa foram embargadas duas vezes

 

Auditores-Fiscais do Trabalho lotados na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/BA) embargaram na última segunda-feira, 23 de julho - pela segunda vez -, as obras de construção da Via Expressa, que interliga o Porto de Salvador ao acesso norte da BR-324. A paralisação da obra aconteceu na frente de trabalho dos viadutos oito, nove e dez, nas proximidades do largo dos Dois Leões.

 

Conforme os AFTs responsáveis pela fiscalização, as atividades na frente de trabalho embargada estavam sendo realizadas sem que fossem instaladas barreiras de isolamento, sinalizações de segurança e galerias para circulação de pedestres em todo o perímetro da área situada abaixo dos viadutos em construção.

 

A situação constatada estava expondo os trabalhadores e a população que circula na região da obra ao risco de queda de materiais e objetos sobre os mesmos, bem como ao risco de acidentes com os veículos que transitam no local.

 

A empresa responsável pela execução da obra deverá adotar as medidas indicadas pela fiscalização para eliminar as condições de grave e iminente risco constatadas no curso da ação fiscal.

 

O embargo da frente de trabalho somente será suspenso após a nova inspeção que será realizada pela equipe da SRTE.

 

Primeira ação fiscal

No último dia 16, uma ação fiscal realizada nas frentes de trabalho do Largo Dois Leões, Baixa de Quintas e da Soledade, abrangendo a construtora principal responsável pela execução das obras da Via Expressa e seis outras empreiteiras, terminou em paralisação por causa da inexistência de sinalização e barreiras de isolamento nos serviços de escavações, em todo o perímetro do canteiro e nas áreas com risco de queda de material sobre as pessoas. Além disso, outras irregularidades foram constatadas, especialmente nas áreas de vivência, sendo exigida a correção das mesmas.

 

Esta primeira ação fiscal foi realizada com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação trabalhista nas áreas de relações do trabalho e segurança e saúde.

 

A Via Expressa é de fundamental importância para a melhoria da mobilidade urbana de Salvador e faz parte do conjunto de obras do PAC no Estado da Bahia.

 

 

26-7-2012 – Bahia Notícias


 

As obras de construção da Via Expressa foram paralisadas pela segunda vez na última segunda-feira (23), depois que auditores fiscais lotados na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/BA) apontaram problemas na frente de trabalho dos viadutos oito, nove e dez, nas proximidades do largo dos Dois Leões.

 

Segundo os profissionais, as atividades aconteciam sem a instalação de barreiras de isolamento e segurança, além de galerias para circulação de pedestres em todo o perímetro da região localizada abaixo dos viadutos em construção. No último dia 16, as obras da via, que ligará o Porto de Salvador ao Acesso Norte da BR-324, foram embargadas pela primeira vez. Na ocasião, não havia sinalização e barreiras de isolamento nos serviços de escavações, em todo o perímetro do canteiro e nas áreas com risco de queda de material sobre as pessoas.

 

Só haverá suspensão do novo embargo caso nova inspeção da SRTE verifique que os problemas foram corrigidos.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.