Trabalho infantil – Auditores-Fiscais resgatam crianças em lava-jatos em Natal (RN)


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
14/06/2012



Em operações para a erradicação do trabalho infantil no Rio Grande do Norte, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/RN realizou 88 ações de fiscalização em que foram afastadas 165 crianças e adolescentes em situação de risco entre janeiro e 1º de junho deste ano, em feiras livres, matadouros, beneficiamento de castanha de caju, casas de farinha e lava-jatos nos municípios de Natal, Santa Cruz e Tangará. As informações são da Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Cardoso Dantas, integrante do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente Trabalhador – FOCA. 


Em função do Dia Mundial e Nacional Contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, a SRTE/RN cumpriu a ação planejada pela Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho e Emprego em todos os Estados na atividade de lava-jatos e oficinas mecânicas para responder às diretrizes nacionais da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. A ação realizada neste segmento foi definida porque, em 2011, em todo o país, foram retirados 1.204 crianças e adolescentes dessa atividade, que consta na lista das piores formas de trabalho infantil. O Auditor-Fiscal do Trabalho Luiz Henrique Lopes, chefe da Divisão, informa que a ação ainda está em andamento e o balanço geral somente será feito no início de julho. 

 

Em Natal, foram fiscalizados 34 estabelecimentos de lava-jatos e oficinas mecânicas, quando foram afastados 17 adolescentes. 

 

Caravana do Nordeste no Rio Grande do Norte

 

O Rio Grande do Norte participou da Caravana do Nordeste Contra o Trabalho Infantil, organizada pelo Fórum Nacional de Erradicação e Prevenção contra o Trabalho Infantil – FNPETI, e levou às ruas de Natal mais de 3 mil crianças e adolescentes assistidos pelos programas de Erradicação do Trabalho Infantil, no dia 24 de abril, em Natal, numa passeata da Praça Cívica até o Palácio do Governo, onde foram realizadas apresentações musicais de crianças e a leitura de duas cartas endereçadas à governadora Rosalba Ciarlini.  

 

Ao final do evento a governadora Rosalba Ciarlini assinou o Termo de Compromisso, que foi entregue aos representantes do Fórum Estadual, em que a governadora se compromete com a elaboração do Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.