Acidente de Trabalho – Operário morre em obra do estádio da Copa no DF


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
12/06/2012



Um operário de 21 anos morreu na tarde desta segunda-feira, 11 de junho, ao cair de uma altura de 30 metros na obra do Estádio Nacional de Brasília, que está sendo reconstruído para a Copa do Mundo de 2014. O trabalhador era ajudante de obras e trabalhava no local há apenas um mês. 


Este é mais um trabalhador brasileiro que vai virar estatística, enquanto o governo não toma providências para fortalecer a Fiscalização do Trabalho e autorizar o concurso público para Auditores-Fiscais do Trabalho, cujo quadro míngua a cada publicação de aposentadoria no Diário Oficial da União. O Sinait tem denunciado a situação há muito tempo, e este ano decidiu abordar o assunto dos acidentes de trabalho e falta de Auditores-Fiscais do Trabalho em sua campanha institucional, que foi lançada no Senado no dia 23 de abril, em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. 

 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do DF, em 2011 aconteceram 17 mortes em obras no Distrito Federal, muitas delas causadas por quedas. O Sindicato afirma que o canteiro de obras do estádio oferece muitos perigos aos trabalhadores. 

 

Veja reportagens sobre o acidente faltal: 

 

12-6-2012 - Bom Dia DF


 

11-6-2012 – R7 Distrito Federal


 

Operário morre após queda na obra do Estádio Nacional de Brasília

 

Bombeiros tentaram reanimar o funcionário por 40 minutos, mas ele não resistiu

 

Um operário morreu na tarde desta segunda-feira (11), após cair de uma altura de 30 metros na obra do Estádio Nacional de Brasília. José Afonso de Oliveira Rodrigues, de 21 anos,  trabalhava como ajudante na obra e caiu em uma laje que fica entre o teto e a arquibancada do estádio. Os bombeiros tentaram reanimá-lo por 40 minutos no local, mas ele não resistiu ao impacto.

 

De acordo com a assessoria de comunicação do Consórcio Brasília 2014, responsável pela obra, o operário usava os equipamentos de segurança na hora do acidente e que as circunstâncias da queda ainda estão sendo apuradas.

 

Em nota, o consórcio também lamentou a morte do trabalhador e disse que dará a assistência necessária à família de José Afonço Rodrigues. 

 

O GDF (Governo do Distrito Federal) também lamentou o acidente. Em nota, diz que "É uma fatalidade esse acidente acontecer em uma obra que ganhou recentemente o certificado SA 8000 (Social AccountAbility 8000) por conta da responsabilidade social com seus operários".

 

11-6-2012 – Portal Terra

 

Operário cai de altura de 30 m e morre nas obras de estádio no DF

 

Obras do Estádio Nacional de Brasília foram paralisadas por tragédia




As obras do Estádio Nacional de Brasília, que receberá sete partidas da Copa do Mundo de 2014, foram interrompidas nesta segunda-feira por um motivo trágico. O ajudante José Afonso de Oliveira Rodrigues, 21 anos, morreu após cair de uma altura de 30 m enquanto trabalhava no anel de compressão da arena, ponto mais alto da construção.  

 

De acordo com a assessoria do consórcio Brasília 2014, o operário estava usando os equipamentos de segurança necessários quando sofreu a queda. Ainda não foi determinada a causa do acidente. José Afonso teria escorregado do anel de compressão e caiu em uma laje acima da arquibancada.

 

O acidente aconteceu entre 15h30 e 16h, hora em que a obra foi paralisada. O corpo de bombeiros foi acionado e encontrou o operário já sem vida. Ainda assim, o time de socorro buscou fazer os procedimentos de reanimação por 40 minutos, sem sucesso. Uma equipe de perícia chegou ao local em seguida para determinar a causa do acidente.  

 

Os trabalhos no estádio serão retomados nesta terça-feira, a partir das 7h. Em nota, o governo do Distrito Federal declarou que pediu ao consórcio que forneça apoio à família do funcionário morto, além de realizar investigação para apontar o motivo da tragédia. O grupo de empresas lamentou o caso e afirmou que o inquérito ocorrerá, e que as obras são constantemente vistoriadas.  

 

Confira a seguir a nota emitida pelo governo do Distrito Federal:  

 

Nota de Pesar

 

Brasília, 11 de junho de 2012 - O Governo do Distrito Federal (GDF) lamenta o falecimento do operário José Afonso de Oliveira Rodrigues, 21 anos, ocorrido na tarde desta segunda-feira (11), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, e se solidariza com sua família.  

 

É uma fatalidade esse acidente acontecer em uma obra que ganhou recentemente o certificado SA 8000 (Social AccountAbility 8000) por conta da responsabilidade social com seus operários.

 

O GDF já solicitou ao Consórcio Brasília 2014, que é o responsável pela execução da obra, a adoção de todas as providências que se fizerem necessárias para apuração dos fatos, bem como de apoio à família da vítima.

 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.