O projeto de inclusão de trabalhadores resgatados por Auditores-Fiscais do Trabalho no Estado de Mato Grosso foi matéria no Jornal Nacional do sábado, 28 de abril, depois de já ter sido destacado pelo jornal e site da Folha de São Paulo e em matérias em diversos sites e jornais do país, incluindo o site do Sinait.
Os trabalhadores beneficiados foram encontrados em situação degradante, trabalhando na lavoura em condições análogas às de escravo. Muitos deles, depois de resgatados, voltam a ser vítimas do mesmo tipo de crime por falta de oportunidade, por serem semianalfabetos e não terem uma profissão.
A matéria mostra que em Cuiabá este quadro está mudando. Muitos dos trabalhadores resgatados estão, agora, trabalhando na construção de um dos estádios da Copa do Mundo, o Arena Pantanal.
Com esforço e dedicação, apoiados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/MT e por outras entidades do Estado que atuam no combate ao trabalho escravo e na promoção do trabalho decente, eles estão transformando suas vidas. Eles foram para a sala de aula e durante seis meses estudaram noções básicas de Matemática e Português. Depois, passaram por mais 60 dias de qualificação profissional. Assim, se tornaram pedreiros.
A profissionalização/formação de trabalhadores resgatados, em Cuiabá, faz parte de um projeto desenvolvido pela SRTE/MT em parceria com empresas públicas e privadas, a exemplo do Sesi, Senai, Sesc, entre outras instituições. O modelo deu tão certo que o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE está expandindo o projeto para outras capitais.
O Auditor-Fiscal do Trabalho e Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso, Valdiney Arruda,um dos idealizadores do projeto, disse, em entrevista ao Jornal Nacional, que “essa capacidade que os trabalhadores adquirem agora faz com que não fiquem à mercê de todos e de qualquer tipo de promessa”.
Alguns trabalhadores até já foram promovidos. Um passou de pedreiro para armador e outro é zelador do alojamento.
O Sinait e a Organização Internacional do Trabalho - OIT assinaram, em 2011, um acordo de cooperação técnica para apoiar projetos dessa natureza em outros Estados do país.