19-4-2012 - Sinait
Nos últimos oito dias aconteceram dois acidentes de trabalho na área de construção civil em Campo Grande, o que coloca mais uma vez em pauta o problema de acidentes de trabalho no Brasil.
O primeiro trabalhador, com 32 anos, sofreu um choque elétrico enquanto conduzia um guindaste e ficou com parte do corpo paralisado. O segundo trabalhador, de 46 anos, caiu de uma altura de três metros durante a construção de uma residência, teve fratura exposta do braço esquerdo e está em estado grave.
Os acidentes dos dois operários, provavelmente, entrarão para as estatísticas de acidentes de trabalho registrados pelo Anuário Estatístico da Previdência Social - AEPS, que em 2010 teve 701.496 acidentes de trabalho comunicados, sendo que 14.097 trabalhadores ficaram com incapacidade permanente e 2.712 morreram.
Consciente das graves conseqüências desses números, o Sinait atua com o objetivo de aumentar o número de Auditores-Fiscais do Trabalho para preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores no país, além de reivindicar novos concursos públicos, pois o número de Auditores-Fiscais está a cada dia mais reduzido – 3.028 segundo os últimos dados do Ministério do Trabalho e Emprego – para uma população ocupada de 90 milhões de trabalhadores (dados da PNAD/IBGE), o que representa menos de 0,35 Auditores-Fiscais do Trabalho para cada 10 mil trabalhadores ocupados.
Para o Sinait, esses números afetam gravemente o desempenho da Inspeção do Trabalho no Brasil, que deixa de defender os trabalhadores conforme prevê a Convenção nº 81 da Organização Internacional do Trabalho – OIT ratificada pelo país.
Mais informações dos acidentes nas matérias abaixo. Estes são apenas dois dos milhares de acidentes que ocorrem todos os dias. Os outros, sequer são noticiados.
19-4-2012 – G1 Mato Grosso do Sul
Bombeiros resgatam trabalhador que levou choque em construção em MS
Homem levou choque quando operava guindaste em prédio em construção.
Acidente foi na manhã desta quinta-feira (19), em Campo Grande.
Resgate durou cerca de duas horas e foi feito por equipes especializadas
Um trabalhador de 32 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (19), após sofrer um acidente no 15º andar de um prédio em construção em Campo Grande. O homem teria levado um choque elétrico quando operava um guindaste.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o trabalhador estava na cabine de operação do maquinário quando levou o choque elétrico e desmaiou. Ele teve ferimentos e ficou com parte do corpo paralisada. O prédio onde aconteceu o acidente fica no cruzamento da rua Jintoku Minei com a Doutor Pedro Paulo Machado.
O resgate demorou cerca de duas horas e foi feito por duas equipes especializadas do Corpo de Bombeiros, devido a dificuldade de acesso até o último andar da construção.
O trabalhador foi atendido no local e encaminhado para o Pronto Socorro da Santa Casa, onde passará por exames.
13-4-2012 – G1 Mato Grosso do Sul
Homem cai de andaime em obra e fratura o braço em Campo Grande
Vítima caiu de uma altura de três metros, dizem bombeiros.
Trabalhador foi encaminhado para a emergência da Santa Casa.
Um homem de 46 anos que trabalhava em uma obra caiu de um andaime por volta das 16h desta sexta-feira (13), no bairro Jardim Antártica em Campo Grande. De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, o homem foi socorrido em estado grave e encaminhado para Santa Casa da capital.
O homem estaria trabalhando em uma construção de uma residência, segundo os militares a vítima caiu de uma altura de três metros. O trabalhador teve fratura exposta no braço esquerdo e foi socorrido pelos militares.
A assessoria de imprensa da Santa Casa informou que o homem deu entrada no Pronto Socrro do hospital e será avaliado por uma equipe de médicos da unidade.
O estado de saúde dele é considerado estável.