Notícia do site G1 informa que nesta manhã de terça-feira, 6 de setembro, um operário da construção civil morreu, vítima de acidente de trabalho em obra na capital da Paraíba, João Pessoa. O auxiliar de pedreiro caiu do segundo andar da obra quando uma das paredes desabou. Segundo testemunhas, ele não usava capacete no momento da queda.
Este é apenas mais um acidente de trabalho com operário da construção civil. Este é um que está sendo noticiado, enquanto muitos outros acontecem anonimamente, todos os dias, quase sempre, em razão do descumprimento das normas básicas de segurança determinadas em Normas Regulamentadoras. Muitos são os problemas, como a falta de preparo dos trabalhadores, a falta de compromisso de empregadores com a proteção nos ambientes de trabalho e também o pequeno número de Auditores-Fiscais do Trabalho para dar conta de fiscalizar todas as obras de construção civil que se multiplicaram pelo país, além de tantos outros segmentos em que também precisam estar presentes, como siderúrgicas, pedreiras, mineradoras, metalúrgicas, fábricas, frigoríficos, etc.
“A economia cresceu, o emprego aumentou e a fiscalização encolhe a cada dia, com aposentadorias de colegas”, comenta a presidente do Sinait, Rosângela Rassy. Para ela, o cenário tende a piorar se o governo não corrigir o rumo imediatamente. “Já chegamos a setembro e os aprovados no ultimo concurso não foram convocados. Essa foi a promessa, mas o tempo está se esgotando”.
Veja a notícia sobre o acidente de trabalho em João Pessoa:
6-9-2011 – G1 PB
Pedreiro morre após cair de 2º andar de prédio em construção na PB
Acidente aconteceu em uma obra no bairro dos Bancários, na capital.
Lindemberg Rodrigues, de 40 anos, não estava usando capacete.
Do G1 PB
Um auxiliar de pedreiro morreu, na manhã desta terça-feira (6), após cair do segundo andar de um prédio em construção no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Segundo testemunhas, Lindemberg Rodrigues da Costa, de 40 anos, trabalhava há um mês na obra.
O cabo Everaldo, do Corpo de Bombeiros, informou que, de acordo com o relato dos outros trabalhadores da obra, Lindemberg estaria no segundo andar da construção carregando um banco quando uma das paredes teria desabado. Uma equipe da 9ª Delegacia Distrital de Mangabeira também está no local.
Na hora do acidente o trabalhador não estava usando capacete. O G1 tentou falar com o responsável da construtora, mas ele se negou a dar qualquer declaração sobre o caso.