Reforma do Estatuto – Auditores-Fiscais do Trabalho decidem nova estrutura sindical esta semana
Por: SINAIT Edição: SINAIT
15/08/2011
NovoEstatuto_15082011
Confira os locais e horários da Assembleia Geral Extraordinária em seu Estado. Os Auditores-Fiscais do Trabalho vão decidir sobre a reforma do Estatuto do Sinait que vai remodelar a organização sindical da categoria
Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ao Sinait em todo o Brasil têm um compromisso esta semana, que é de Assembleia Geral Extraordinária – AGE para votar a reforma do Estatuto do Sindicato Nacional. Delegados Sindicais estabeleceram os locais e horários da votação. A AGE estará aberta de hoje, 15, a sexta-feira, 19 de agosto. Em algumas capitais a votação começa nesta terça-feira, 16, em razão de feriados locais, casos de Belo Horizonte (MG) e Belém (PA).
A proposta do novo Estatuto foi construída ao longo de quase três anos com a participação da categoria, em seminários regionais e reuniões estaduais, além de discussão em três Encontros Nacionais da categoria (Florianópolis, Belém e Fortaleza). Depois, a proposta foi discutida em Assembleia e, finalmente, consolidada em Plenária Nacional realizada nos dias 29 e 30 de junho, e 1º de julho, em Brasília, com a participação de Delegados Sindicais e representantes de base. Foi um processo democrático e participativo.
As modificações propostas visam modernizar a estrutura sindical, ampliar os espaços de participação da categoria, fortalecer o Conselho de Delegados Sindicais, criar Delegacias Sindicais nos Estados – há possibilidade de criar mais de uma DS em cada Estado, respeitados os critérios definidos pelo Estatuto, criar o Congresso Nacional da categoria, dar independência ao Conselho Fiscal com votação desvinculada da Diretoria Executiva, entre outros itens. O Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, que este ano completa sua 29ª edição, será mantido.
A implantação das mudanças previstas no Estatuto será feita de forma gradual. A eleição da Diretoria e Conselho Fiscal este ano será realizada de acordo com o atual Estatuto, pois não haverá tempo hábil para colocar em prática todas as modificações previstas.
Votação
Todos os filiados receberam correspondência com o Edital da AGE e uma cópia da proposta do novo Estatuto do Sinait para análise criteriosa. Agora, a obrigação dos filiados é comparecer à Assembleia, que tem caráter permanente, em horário e local determinados pelo Delegado Sindical nos Estados, e votar.
A votação é presencial. A cédula está à disposição dos Auditores-Fiscais do Trabalho nos locais de votação, onde haverá uma urna e lista de presença. Havendo necessidade, o Delegado Sindical poderá proceder à votação com urna itinerante, passando por locais onde haja maior concentração de Auditores-Fiscais do Trabalho.
Nas cidades do interior dos Estados deverá haver representante que fique responsável pela coleta dos votos. Ao fim da votação os Delegados Sindicais deverão enviar as atas da AGE ao Sinait, com o resultado consolidado.
Mensagem da presidente
Rosângela Rassy, presidente do Sinait, reforça a importância de que todos os Auditores-Fiscais do Trabalho participem desta última etapa do esforço de reestruturação sindical da categoria.
Acesse o link para ouvir a mensagem da presidente.
AGE em cada Estado
Confira, no quadro abaixo, os locais e horários da AGE em cada Estado:
Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.
Filie-se ao SINAIT
Veja o depoimento de um de nossos filiados
“Tenho orgulho de dizer que faço parte do SINAIT desde a sua criação, são 35 anos de
luta, sempre batalhando para defender os interesses dos Auditores-Fiscais do
Trabalho ativos ou aposentados. A força do sindicato, vem dos seus filiados e o
SINAIT depende de todos nós para avançar muito mais. Portanto, venha para o SINAIT.”
“Há cerca de dez anos entrei para a carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e ao longo desse período constatei que é imprescindível o trabalho do SINAIT para a nossa categoria. Uma carreira para ser forte precisa de um Sindicato forte, sempre pronto para batalhar pelos nossos interesses. E tenho um recado, COM VOCÊ FILIADO, SEREMOS MAIS!”