AFTs resgatam trabalhadores em situação de escravidão em Bauru/SP


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
05/05/2011



Eles receberam tudo o que a empresa devia, além de passagem e dinheiro para despesas de viagem, que os levou de volta ao seu estado de origem, o Maranhão


Auditores Fiscais do Trabalho resgataram, no dia 28 de abril, cinco trabalhadores da construção civil contratados em São Luis (MA) e que viviam em situação de escravidão em Bauru/SP. Eles retornaram nesta quarta-feira, 4 de mail, para o estado natal.

 

“Comida era de péssima qualidade e higiene ruim. Faltava banheiro com água quente”, contou José Alves Borges, 24 anos. Além disso, o grupo estava sem receber salários há dois meses, conforme lembrou Francinaldo Silva dos Santos, 23. “Nunca mais deixo o Maranhão”, emendou José Ribamar Alves Borges, 24, satisfeito e aliviado com o desfecho.

 

Os trabalhadores estavam em Bauru desde dezembro do ano passado. Vieram em busca do sonho de melhores condições de vida e, segundo eles, com promessas de piso salarial de R$ 990 e adicional por produtividade, além de alimentação e moradia.

 

Nesta quarta voltaram para a casa com um misto de decepção pelo sonho desfeito, mas com a satisfação de, enfim, ter seus direitos respeitados.

 

A ação da fiscalização trabalhista, junto com o Ministério Público do Trabalho, resultou no pagamento das verbas rescisórias aos trabalhadores, como FGTS, 13º salário e férias proporcionais, entre outras, além de passagens terrestres e verba para despesa de viagem, totalizando aproximadamente R$ 30 mil. Os trabalhadores também vão receber o seguro desemprego.

 

Com informações da Agência Bom Dia Bauru

 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.