SINAIT participa de reunião da Conatrae que trata do Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo


Por: Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
14/08/2026



A Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) reuniu-se nesta quarta-feira, 12 de agosto, em formato telepresencial, a fim de debater a criação de Grupos de Trabalho (GTs) com base no novo regimento interno, além de debates sobre operações de fiscalização e comunicação de resgates. O diretor do SINAIT Lucas Reis acompanhou o encontro da Comissão como ouvinte e solicitou a participação do Sindicato Nacional no Grupo de Trabalho II, que ficará responsável pelo acompanhamento do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, no que tange a “repressão, reparação e responsabilização”.

Na reunião, os GTs ficaram divididos por eixos. O GT I tratará do eixo “Prevenção e Assistência”. O GT II tratará do eixo “Repressão, Reparação e Responsabilização”. O GT III abordará o “Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo”.

O objetivo é o de que os grupos de trabalho aprofundem os debates, elaborem pesquisas e propostas sobre seus temas, além de ajudar no cumprimento de decisões da Conatrae.

Na ocasião, os membros ainda trataram de atualizações de casos específicos, operações fiscais realizadas pelo país, bem como, do debate acerca da qualidade da comunicação após as operações – fluxo de informações entre os parceiros e também com a imprensa -, especialmente, nos casos de fiscalização de trabalho escravo em âmbito doméstico.


Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.