Por DS/SINAIT/PE
Nesta quarta-feira, 28 de janeiro, os Auditores-Fiscais do Trabalho em Pernambuco se reuniram em frente à Superintendência Regional do Trabalho, em Recife, para marcar três datas de grande significado: Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e os 22 anos da Chacina de Unaí. O evento foi promovido pela Delegacia Sindical do SINAIT em Pernambuco (DS/SINAIT/PE).
O ato público nacional, intitulado “Nunca esqueceremos”, teve como objetivo manter viva a memória dos três Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage, Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, todos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego, assassinados em 2004 enquanto exerciam suas funções no combate ao trabalho escravo, além de reafirmar o compromisso permanente da categoria com a defesa dos direitos trabalhistas e da dignidade humana.
A mobilização integra a manifestação nacional, promovida pelo SINAIT, e reforça a importância da atuação do Estado no enfrentamento às formas contemporâneas de escravidão, bem como na garantia de condições seguras para o exercício da fiscalização do trabalho.
Em Pernambuco, o encontro simbolizou resistência e respeito à história daqueles que perderam a vida no cumprimento do dever, reafirmando que a luta por trabalho decente e justiça social segue mais atual do que nunca.