Novos Auditores-Fiscais do Trabalho são empossados no Rio de Janeiro

DS-SINAIT RJ recebeu os novos integrantes da Auditoria Fiscal do Trabalho com um café da manhã de boas-vindas


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
15/12/2025



A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) empossou nesta quarta-feira, 10 de dezembro, 39 Auditores-Fiscais do Trabalho. A Delegacia Sindical do SINAIT no Rio de Janeiro, representada por sua Delegada Sindical Ivanema Albuquerque, parceira na realização do evento, recebeu os recém-empossados com um café da manhã, após a cerimônia oficial de posse.

Os diretores do SINAIT Pedro Paulo Martins e Daniel Ferreira, e a delegada Sindical do SINAIT representaram o Sindicato Nacional no evento e destacaram a importância da chegada dos novos Auditores, para o aprimoramento das ações fiscais e para a ampliação da presença do Estado em regiões e setores que sofrem com déficit de fiscalização. “O reforço no quadro permitirá maior efetividade no combate ao trabalho escravo e infantil, no enfrentamento às fraudes trabalhistas e na promoção de condições dignas de saúde e segurança no ambiente de trabalho”, pontuaram.

Para a Delegada Sindical, a posse dos novos Auditores-Fiscais do Trabalho no Rio de Janeiro marca o fortalecimento da atuação da Inspeção do Trabalho no estado. Segundo ela, a recomposição da carreira é essencial para garantir políticas públicas sólidas de proteção social, que impactam diretamente a vida de milhões de trabalhadores. “O SINAIT e a DS-RJ desejam êxito aos novos AFTs e permanecem à disposição para acompanhar, orientar e representar a categoria em todas as suas demandas”, disse Ivanema.

Em todo o país foram empossados 855 novos Auditores-Fiscais e mais 45 foram convocados, completando as 900 vagas autorizadas do Concurso Nacional Unificado (CNU 2024), um resultado da atuação do SINAIT que pressionou por essa nomeação extra para diminuir o grande déficit na carreira. Essas nomeações são para a segunda turma de formação e visam reforçar a fiscalização trabalhista no país, com o Sindicato Nacional continuando a luta pela convocação de mais excedentes. 

Os dirigentes lembram que a recomposição do quadro ocorre após 12 anos sem concurso público para o cargo — o último certame havia sido realizado em 2013. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.