Integrantes do SINAIT e da Delegacia Sindical do SINAIT em Goiás deram as boas-vindas aos 17 novos Auditores-Fiscais do Trabalho empossados na manhã desta segunda-feira, 1º de dezembro, no estado. Os novos integrantes da carreira são um reforço importante, diante da carência histórica de efetivo em Goiás e no país.
“O SINAIT reafirma seu compromisso de acolher os novos Auditores-Fiscais, apoiar sua integração e segue mobilizado para que o quadro continue sendo reforçado em todo o país, até que se aproxime da necessidade ideal”, ressalta a diretora do Sindicato Nacional, Rosa Maria Campos Jorge.
“A nomeação dos novos colegas, com as posses que ocorrem hoje, representa um grande avanço na recomposição do quadro. Alivia parte do déficit de pessoal e fortalece a capacidade de fiscalização, de combate ao trabalho informal, ao trabalho escravo e infantil, bem como a promoção de condições dignas de trabalho”, diz o delgado sindical de Goiás, Anísio Barcelos.
O déficit de pessoal levou a Auditoria-Fiscal do Trabalho ao menor efetivo dos últimos 30 anos. Embora a carreira disponha de 3.644 cargos, hoje há pouco mais de 1.800 Auditores-Fiscais do Trabalho em atividade. Com a posse dos 855 novos AFTs que ocorre hoje por todo o país, o quadro passa a contar com cerca de 2.655 Auditores na ativa — número que será reforçado nos próximos dias com a convocação de mais 45 aprovados, chegando a 2.700 ativos. Ainda assim, mais de 900 cargos ficarão vagos, ou seja, o quadro permanece muito abaixo do recomendado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece a proporção ideal de 1 Auditor-Fiscal do Trabalho para cada 20 mil trabalhadores economicamente ativos.
No que depender do SINAIT, seguiremos atuando na integração e apoio aos novos Auditores-Fiscais do Trabalho à nossa carreira”, reforçam os dirigentes sindicais.