Emoção, lágrimas e alegria foram sentimentos registrados pelos cerca de 60 novos Auditores-Fiscais do Trabalho que participaram da cerimônia de assinatura do Termo de Exercício 2025 ao cargo de AFT. O evento ocorreu nesta tarde de segunda-feira, 1º de dezembro, no auditório da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília. O diretor do SINAIT Marco Aurélio Gonsalves e a diretora da Delegacia Sindical da entidade no Distrito Federal (DS-DF) Nilza Pires acompanharam a solenidade na SIT.
De acordo com Marco Aurélio, é uma honra poder participar da celebração da assinatura do termo de exercício dos novos AFTs. “O SINAIT trabalhou mais de uma década para conseguir a aprovação do concurso com 900 vagas que representou o maior certame da história da carreira. A posse deles faz parte de uma luta do Sindicato Nacional e de toda a categoria”.
O secretário da SIT, Luiz Felipe Brandão de Mello, declarou a atuação do SINAIT para realizar o certame até a posse dos 900 aprovados. “É um trabalho importante a fim de conseguir que vocês tomem posse hoje. Sejam bem-vindos!”
Emoção compartilhada pela nova Auditora do Trabalho Paula Rayssa Pereira Sena, 36 anos, que participou da cerimônia com seu marido Rafael e sua filha Cecília. “Foi mais de um ano se preparando para a prova. Foram momentos difíceis em razão dos adiamentos até o dia de hoje. A presença da minha família aqui é essencial porque sofremos, lutamos e comemoramos juntos”.
O novo Auditor do Trabalho Luís Filipe Carvalho Nepomuceno, 23 anos, que há 6 meses se preparava para o concurso, a posse na data de hoje representa uma realização. “O cargo tem um propósito significativo de proteção e mudança para a vida do trabalhador. Estou muito feliz e a minha mãe Maria Rita está comigo agora para dividir esta realização”.
Cerimônia
Na solenidade, Auditores-Fiscais do Trabalho, lotados na SIT, recepcionaram os novos, contaram suas experiências e declararam a alegria e satisfação pela integração deles ao Ministério do Trabalho. Declararam ainda que o cargo possibilita o aporte de diversas habilidades profissionais e eles irão encontrar, neste período de adaptação, a oportunidade de oferecer ao funcionalismo o que há de melhor a fim de enriquecer o serviço público brasileiro.