Os Sindicatos de Trabalhadores Portuários da Região de Santos (SP) pedem ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a nomeação imediata dos aprovados no Concurso Público de 2024 para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho. O documento - uma carta assinada pelos sindicatos de Santos - foi encaminhada ao ministro, nesta primeira semana de novembro de 2025.
De acordo com o documento, a atuação da Inspeção do Trabalho é essencial para a proteção da vida, da dignidade e da segurança dos trabalhadores brasileiros. Nos portos e terminais, essa presença é ainda mais necessária, diante das atividades de alto risco e da complexidade das operações, que exigem fiscalização técnica permanente a fim de prevenir acidentes, combater jornadas exaustivas, coibir irregularidades contratuais e garantir condições de trabalho justas e seguras.
No entanto, segundo a carta, a carência de Auditores em atividade tem comprometido a atuação da fiscalização nas áreas portuárias e em outros setores estratégicos.
Em razão disso, os Sindicatos de Trabalhadores Portuários da Região de Santos (SP) cobram a nomeação imediata dos concursados aprovados no certame 2024 para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho.
Leia a carta na íntegra aqui.