SINAIT participa de Assembleia do Fonacate e discute com entidades estratégias e luta contra a Reforma Administrativa


Por: Andrea Bochi
10/09/2025



O presidente do SINAIT, Bob Machado, e a diretora Rosa Jorge participaram, nesta terça-feira, 9 de setembro, da Assembleia do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Entre os temas discutidos, estiveram a campanha de mídia em defesa do serviço público e os desdobramentos da proposta de Reforma Administrativa.

Durante a reunião, Bob Machado destacou que a campanha de comunicação do Fórum deve ser contínua, com o objetivo de reverter a imagem negativa construída contra os servidores públicos ao longo de décadas. “É preciso mostrar à sociedade a importância do serviço público e de sua efetiva atuação em prol da sociedade brasileira”, afirmou.

Sobre a Reforma Administrativa, o presidente do SINAIT manifestou preocupação com a falta de clareza e transparência no processo. “As entidades não sabem contra o que estão trabalhando. Existe o risco de a proposta ser apresentada e votada a toque de caixa, com o governo alegando que houve concordância, quando, na verdade, não houve participação das entidades nem conhecimento do teor do texto. Não sabemos o caminho a seguir, porque não há nada de concreto”, alertou. Segundo ele, as falas dos parlamentares envolvidos estão sendo direcionadas apenas para agradar a opinião pública, enquanto os servidores, diretamente afetados, seguem alijados do debate.

A diretora do SINAIT, Rosa Jorge, reforçou a necessidade de o Fonacate usar sua força política para intensificar a pressão sobre o Congresso. “O presidente da Câmara pode colocar a matéria em votação a qualquer momento. Precisamos exigir a apresentação do texto antes que sejamos pegos de surpresa. Quanto mais tempo tivermos, mais poderemos discutir. As reformas, historicamente, sempre retiram direitos”, ressaltou.

Nesta quarta-feira, 11 de setembro, foi protocolado um ofício na presidência da Câmara pedindo que o presidente Hugo Mota apresente o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e demais propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, coordenado pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD/RJ). “Tivemos notícia de que o texto da PEC já foi apresentado a segmentos do Governo Federal e do mercado, porém, até o momento, nós, representantes dos servidores públicos, só tivemos conhecimento do conteúdo de tais propostas por meio de notícias de mídia”, solicitam as entidades por meio do documento. Também foi solicitada audiência, com a maior brevidade possível.

A preocupação das entidades é que muitos servidores ainda acreditam que a Reforma não será apresentada neste momento, especialmente porque o discurso inicial do governo era de que não afetaria os atuais servidores. “Precisamos estar atentos. A mobilização é fundamental”, concluiu Rosa Jorge.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.