Eleições Funpresp 2025: SINAIT apoia candidatura de Rudinei Marques ao Conselho Fiscal

Vote Chapa 6 – Governança e participação! Votação vai até às 17h, do dia 10 de setembro


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
05/09/2025



O presidente do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, é candidato titular ao Conselho Fiscal da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), nas eleições realizadas de 1º a 10 de setembro de 2025. O SINAIT apoia a candidatura, que concorre pela Chapa 6 – Governança e participação. Na quarta-feira, 3 de setembro, Marques esteve no SINAIT em busca de apoio. Ele conversou com o presidente Bob Machado e com a diretora Rosa Maria Campos Jorge.     

Ainda integram a Chapa 6: Tiago Nunes de Freitas Dahdah, candidato a titular do Conselho Deliberativo (CD), Gabriela Figueiredo (Suplente do CD) e Sérgio Cardoso (Suplente CF).

Na live promovida pelo Fonacate, no dia 27 de agosto, para apresentar as chapas que concorrem aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Funpresp, Rudinei Marques disse que desde a implementação da Funpresp, os integrantes da Chapa 6 acompanham de perto o fortalecimento da Fundação, com conquistas, mas também com receios. “A composição da chapa já mostra qual é a preocupação central desse grupo que se reuniu. Porque nós temos, por um lado, uma composição técnica, mas também política”, explicou o candidato.

Marques ressaltou que a atenção à dimensão política se deu porque muitos pontos ligados ao fortalecimento e à consolidação da Funpresp passam por uma necessidade de blindagem institucional. Ele citou que já houve tentativas de aparelhamento da Fundação, que foram enfrentadas com organização, luta e resistência. “É importante que tenhamos sempre aberto esse diálogo com as entidades de classe”, afirmou.

O candidato também chamou atenção para a Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional, cuja principal intenção dos parlamentares, segundo ele, é a pluralidade de vínculos. “Se ficam falando em novos vínculos, ou seja, são pessoas que não vão entrar na Funpresp. E, se não entrarem, por mais que façamos um bom trabalho do ponto de vista técnico, a gente fragiliza a Fundação daqui a algum tempo”, alertou.

Tiago Dahdah, candidato à vaga de titular no CD, explicou que a chapa 6 tem, em sua composição, um grupo com experiência técnica, representatividade e compromisso, e citou outros componentes, como Gabriela Figueiredo, referência em governança jurídica, e Sérgio Cardoso, atuário de renome nacional que participou da elaboração dos planos de benefícios da Funpresp. “Somos um grupo que, juntos, buscamos defender a integridade da Fundação”, afirmou Dahdah.

Os candidatos da chapa 6 ainda destacaram propostas que envolvem governança, investimentos, administração e seguridade, com foco em uma gestão ética e blindada, sustentada por um modelo de transparência estratégico, interativo e educativo. Além disso, defendem a solidez financeira, a educação previdenciária e financeira e a diversidade e inclusão. “Queremos atender todos os perfis de nossos participantes, seja aquele letrado digitalmente ou aquele que não tem letramento digital”, finalizou Dahdah.

Veja aqui matéria do SINAIT sobre como votar nas Eleições 2025 Funpresp.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.