A dissertação do Auditor-Fiscal do Trabalho Luiz Gustavo Magalhães Costa Meneses, no “mestrado profissional em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia” tem recomendação da banca avaliadora para indicação ao Prêmio CAPES. Defendido em junho passado, o estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). A instituição só decidirá quais trabalhos serão indicados a concorrer ao prêmio no fim do ano.
A turma de mestrado da qual Luiz Gustavo fez parte era composta por 14 Auditores Fiscais do Trabalho de diferentes estados brasileiros.
O trabalho acadêmico tem como título “O Estatuto do erro na pesquisa de causas de eventos adversos: teoria, discurso e prática da abordagem do fator humano pela Inspeção Federal do Trabalho” e foi orientado pelo Doutor Paulo Antônio Barros Oliveira, Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado e professor do Departamento de Medicina Social da UFRGS.
A banca examinadora foi composta pelos Doutores Fernando Gonçalves Amaral, coordenador do PPGEP da UFRGS; Fábio Fernandes Dantas Filho, do PPG em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UNISINOS; e Ildeberto Muniz de Almeida, do PPG em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Vale destacar que o professor Ildeberto Muniz é uma das maiores autoridades acadêmicas em acidente de trabalho no país e autor da obra Caminhos da Análise de Acidentes de Trabalho, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), principal referência científica para a condução de análises de eventos pela Inspeção do Trabalho.
Na dissertação, o AFT faz um agradecimento, segundo ele, ‘muito justo’ à Delegacia Sindical do SNAIT no Piauí (DS-PI), de quem recebeu apoio, e também aos colegas de trabalho: “À Delegacia Sindical do SINAIT, no Piauí, pelo inestimável suporte que tornou menos árdua essa extensa caminhada. Aos colegas AFTs da Superintendência Regional do Trabalho do Piauí, com quem sempre pude contar, dos pequenos aos grandes amparos.”
Luiz Gustavo Magalhães também publicou um artigo sobre o tema na revista Laborare.
O autor faz questão de ressaltar que todas as dissertações elaboradas pelos Auditores Fiscais do Trabalho que participaram do mestrado tratam de temas extremamente relevantes para a compreensão e transformação do mundo trabalho, como “avaliação ergonômica”, “SST no trabalho doméstico”, “trabalho e suicídio”, “acidentes com máquinas”, “rede de apoio em AAT”, entre outros, e espera que a Secretaria de Inspeção do Trabalho - SIT aproveite ao máximo as pesquisas realizadas pelos colegas."
Sobre o autor
Luiz Gustavo é Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Piauí; Bacharel em Direito e Licenciado em Letras pela Estácio do Rio de Janeiro.
Confira a dissertação e o artigo.