Jornada ocorrerá de 2 a 7 de outubro em todo o país
Por Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
O SINAIT participou nesta sexta-feira, 29 de setembro de 2023, de uma reunião com integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para discutir estratégias de comunicação que serão adotadas durante a Jornada de Luta em Defesa dos Servidores Públicos, que correrá de 2 a 7 de outubro. O SINAIT foi representado na reunião desta sexta-feira pelo diretor Marco Aurélio Gonsalves.
A Jornada de Lutas é uma resposta dos servidores diante da ausência de uma proposta do governo para o índice de reajuste salarial visando à recomposição em 2024, o que deveria ter sido apresentado durante a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
Durante a reunião, foram apresentadas sugestões de materiais e de demais ações de comunicação que serão utilizados durante a jornada. Uma das atividades anunciadas será a transmissão ao vivo de uma live no canal do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) no dia 2 de outubro, a partir das 17h, diretamente do auditório. Os servidores irão debater o impacto do arcabouço fiscal nas políticas sociais e na valorização dos serviços e servidores públicos.
No dia 3 de outubro ocorrerá o Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos, com ato em Brasília, nos estados e locais de trabalho. Também ocorrerá uma vigília em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) durante as mesas de negociação. A vigília contará com a participação de um grupo musical, além do apoio do carro de som da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal a (Condsef) e outras manifestações de apoio.
Ainda no dia 3 de outubro, está programado um "Twitaço" com a hashtag #negociaMinistraEsther, agendado para as 15 horas, como parte dos esforços para mobilizar a comunidade online em apoio às reivindicações dos servidores.
Além dessas atividades, está agendada uma plenária para o dia 7 de outubro, em Brasília. As entidades deverão reforçar a participação presencial dos servidores. A Plenária será realizada em formato híbrido, permitindo a participação tanto presencial quanto virtual.
Para facilitar a divulgação das ações, o Fonasefe se comprometeu a disponibilizar o material de divulgação por meio de links para impressão, garantindo que as informações sobre a Jornada de Lutas alcancem o maior número possível de servidores.