SINAIT atualiza tutorial para declarar precatórios e RPV


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
08/04/2022



Atualização está de acordo com a nova versão 1.30 do Ajuste da Declaração do IRPF-2022. Documento pode ser acessado na área restrita do site


Por Lourdes Marinho


Edição: Andrea Bochi


O SINAIT atualizou nesta sexta-feira, 8 de abril, o tutorial para declarar valores recebidos de precatórios e de Requisição de Pequeno Valor – RPV no Imposto de Renda da Pessoa Física. O documento está o disponível na área restrita do site, em informes gerais. A alteração está adequada à nova versão 1.30 do Ajuste da Declaração do IRPF-2022.


As orientações sobre como declarar esses valores são respaldadas por recente decisão do Supremo Tribunal Federal – STF para não incidência de IRPF sobre juros de mora para quem recebeu precatórios e RPV.


Vale destacar que o Sindicato Nacional tem uma ação com trânsito em julgado pleiteando a devolução dos valores de impostos pagos indevidamente sobre precatórios e RPVs, que beneficia todos os filiados.  


É importante ressaltar que os valores a serem declarados devem estar em conformidade com o documento fornecido pela pela instituição bancária no momento do saque, pois os valores que constam na requisição de pagamento possibilitam apenas ao beneficiário dimensionar o percentual do valor principal e o percentual de juros.


O Sindicato enviou, por e-mail, as requisições com os valores principal e de juros aos filiados. Quem não recebeu pode entrar em contato com o setor jurídico, pelo e-mail: juridico@sinait.org.br


GIFA


Quanto à GIFA não há necessidade de informar o pagamento dos honorários advocatícios referentes a esses precatórios na Ficha de “Pagamentos Efetuados”. Esses valores já foram descontados pelo governo na fonte.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.